Bela Gil: “Desde que comecei a me alimentar quase exclusivamente de comida orgânica, me senti mais tranquila, feliz e bem-humorada”

 Uma das adeptas à alimentação orgânica é a chef de cozinha Bela Gil, que levou sua paixão por comer de forma saudável até um programa de televisão,

None
FOTO: Dilvulgação

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/03/2016 às 10:33
Atualizado às 21:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

 Uma das adeptas à alimentação orgânica é a chef de cozinha Bela Gil, que levou sua paixão por comer de forma saudável até um programa de televisão, chamado Bela na Cozinha, no canal a cabo GNT. Nele, a apresentadora ensina como utilizar o melhor dos alimentos em receitas que beneficiam a saúde, além de dar dicas de como inovar no preparo de alimentos saborosos. Confira uma entrevista com Bela Gil e incorpore seus hábitos no dia a dia!

Bela Gil: "Desde que comecei a me alimentar quase exclusivamente de comida orgânica, me senti mais tranquila, feliz e bem-humorada"

FOTO: Divulgação

PF: Desde quando a alimentação natural faz parte da sua vida e como surgiu a decisão de se alimentar dessa forma?

Bela: “Foi desde os meus 15 anos, quando comecei a praticar yoga e perceber os benefícios de uma alimentação saudável não só para a prática, mas também para o meu dia a dia”.

PF: A introdução de alimentos unicamente orgânicos em sua dieta surtiu efeitos positivos rapidamente?

Bela: “Desde que comecei a me alimentar quase exclusivamente de comida orgânica, me senti mais tranquila, feliz e bem-humorada, também tenho mais energia e vontade de viver. Em casa, costumo comprar verduras e legumes orgânicos, muitos cereais e feijões. Porém, não tenho uma alimentação 100% orgânica, pois, muitas vezes, como fora de casa por causa das viagens que faço”.

PF: Como saber se o produto que estou comprando é realmente orgânico?

Bela: “Hoje, no Brasil, temos alguns selos orgânicos (como o IBD e o Orgânico Brasil). Eles estão presentes nos rótulos dos alimentos e garantem ao consumidor que os produtos são realmente livres de agrotóxicos. Já nas feiras orgânicas, temos uma relação de confiança com o produtor que vende as verduras, legumes e frutas! Eles têm o selo de certificação, que normalmente colocam na barraca à vista dos consumidores. E, já para quem se interessa mais, sempre pode pedir para fazer uma visita à produção de orgânicos desses pequenos e médios produtores!”.

PF: Existem técnicas seguras para descontaminar um alimento com agrotóxico?

Bela: “Não. O agrotóxico está presente no alimento por inteiro, não somente na casca como muitos acham! Para não consumir os agrotóxicos, a única maneira é comprando os orgânicos. Porém, muitas vezes, retirando a casca de um alimento convencional, podemos reduzir a ingestão de agrotóxicos”.

PF: Frutas e hortaliças orgânicas também precisam ser lavadas?

Bela: “Sim, para retirar os resíduos físicos acumulados nesses alimentos, como terra e areia, além de eliminar os possíveis parasitas e micro-organismos presentes. No entanto, acredito que não precisamos ficar paranoicos com a higienização desses alimentos! Isso porque nossa imunidade pode acabar sendo prejudicada”.

SAIBA MAIS

Óleo de coco orgânico
Alimentos indispensáveis para uma alimentação saudável
Dicas e receitas para petiscos saudáveis

Bela Gil: "Desde que comecei a me alimentar quase exclusivamente de comida orgânica, me senti mais tranquila, feliz e bem-humorada"

FOTO: Shutterstock

TROCAS PARA FAZER E TORNAR-SE MAIS SAUDÁVEL

Bela Gil ensina como substituir os alimentos nocivos à saúde por opções nutritivas e naturais!

  • Água e chá no lugar de suco de caixinha e refrigerante;
  • Biscoito, bolos e sorvetes feitos em casa no lugar dos industrializados;
  • Leite vegetal (de amêndoa, de aveia e de arroz) no lugar do leite de vaca;
  • Chocolate 70% de cacau no lugar do chocolate ao leite;
  • Qualquer comida tradicional caseira no lugar de comida pré-pronta, congelada, instantânea ou de pacotinho.

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.