Você já consome batata yacon? Veja motivos para incluí-la na dieta!

A batata yacon é saudável, saborosa e esconde uma série de nutrientes benéficos em sua composição. Vem ver mais sobre ela!

None
A lasanha de batata yacon é saborosa e saudável. FOTO: Stela Handa/Colaboradora

por Redação Alto Astral
Publicado em 25/04/2017 às 13:16
Atualizado às 13:44

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Originária da Cordilheira dos Andes e consumida em diversos países da América Latina, esta variação do alimento é altamente nutritiva. Sua aparência costuma lembrar um pouco a cor da batata-doce, mas a batatayacon é macia e tem sabor levemente adocicado. Sua principal qualidade se concentra no controle dos níveis de glicose do sangue, fazendo dela uma aliada e tanto no controle do diabetes. A seguir, você confere mais algumas propriedades do alimento e como torná-lo um aliado da sua alimentação!

batata yacon

Esse tipo de batata auxilia (e muito!) no controle da glicemia. FOTO: Shutterstock

Controle da glicemia

Os diabéticos podem e devem fazer uso desse alimento na rotina. Isso graças à presença de um carboidrato chamado frutooligossacárico, que tem ações parecidas com o das fibras (que colaboram na diminuição do mau colesterol, regulam o intestino e, em relação ao diabetes, faz com que a glicose seja liberada em pequenas quantidades, o que evita os picos de insulina).” O maior benefício da batata yacon é que os seus carboidratos servem como alimento natural para as nossas boas bactérias intestinais e bem sabemos que o equilíbrio da flora intestinal gera benefícios globais para a saúde”, conta a nutricionista Eliane Petean Arena.

Ajuda a manter a forma

Ela é uma das batatas menos calóricas existentes: cada 100 gramas de yacon conta com cerca de 30kcal, enquanto a batata inglesa (a mais comum consumida no Brasil) tem cerca de 52kcal, na mesma quantidade. Além disso, a saciedade também é beneficiada quando o alimento é consumido, fator que se deve à lentidão com a qual a glicose é absorvida quando as propriedades da yacon estão presentes no organismo. Uma das melhores maneiras de obter esse benefício é consumindo um suco com duas fatias da batata meia hora antes das refeições principais. “Para que todos os benefícios terapêuticos do tubérculo sejam aproveitados, ele deve ser consumido cru e também acrescentado em sucos e vitaminas”, sugere Eliane.

Tchau, estresse!

Além de possuir nutrientes capazes de equilibrar as mais diversas áreas do organismo, a batata yacon ainda colabora para sintetizar sensações de bem-estar no organismo. “As quantidades de compostos fenólicos presentes nas batatas, também as tornam alimentos com importante função antioxidante, ricos em vitamina C, potássio e também triptofano, que é um aminoácido necessário para a formação da serotonina, um neurotransmissor relacionado ao bem-estar e bom humor”, explica Eliane.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.