ESTILO DE VIDA

Conheça os principais nutrientes da batata-doce e adicione-a na dieta

Fibra alimentar, cálcio, magnésio, vitamina C e ferro. Esses são só alguns dos nutrientes da batata-doce, alimento muito usado em dietas

None
Foto: iStock

por Redação Alto Astral
Publicado em 06/01/2017 às 12:42
Atualizado às 13:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

“A batata-doce é um dos alimentos mais nutritivos do mundo”. Essa é a descrição feita pela nutricionista Renata Miranda. A batata-doce é originária das Américas Central e do Sul, e quem busca uma dieta balanceada pode (e deve) incluí-la no cardápio.

Conheça os principais nutrientes da batata-doce e adicione na dieta

Foto: iStock.com/GettyImages

Para saber a recomendação diária a ser consumida, o ideal é procurar um profissional, entretanto, a nutricionista Carla Cotta indica uma porção média, do tamanho de uma mão fechada. Quer ver o que faz a batata-doce ser tão presente nos pratos dos brasileiros?

Cálcio: primordial para a formação e manutenção dos ossos e dentes, além de também ser importante para o crescimento e coagulação sanguínea.

Fibra alimentar: substância recomendada para as pessoas que têm o intestino preso, pois ajuda a regular a flora intestinal.

Magnésio:previne a osteoporose, ajuda na contração muscular, controla o diabetes e reduz o risco de doenças cardíacas.

Vitamina C: além de aumentar a imunidade, também evita doenças cardiovasculares, dos olhos, e é um importante antioxidante que previne o envelhecimento da pele.

Ferro: essencial para várias funções do organismo, como o crescimento e desenvolvimento do corpo humano.

Observe antes de comprar

  • Veja se a batata-doce está firme, sem partes murchas.
  • Escolha as que tiverem um formato mais uniforme, isso facilita na hora de cortar.
  • Evite aquelas que estiverem com brotinhos nascendo.

Curiosidade

Em 2005, a ONU aceitou o pedido da Food and Agriculture Organization (FOA) de declarar um ano especialmente para a batata. A nomeação foi em 2008, que foi literalmente “o ano da batata”. A intenção era mostrar ao mundo a importância desse alimento no combate à fome em todos os países.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Bruna Murta, nutricionista; Carla Cotta, nutricionista; Greice Caroline Baggio, nutricionista; Mônica Beyruti, nutricionista; Renata Bressan, nutricionista; Renata Miranda, nutricionista; Robena Molinari, nutricionista.
Texto: Redação Alto Astral