Batata-doce no prato: alie o tubérculo a outros alimentos e potencialize a perda de peso!

Ela garante a energia necessária para o dia a dia e mantém a sensação de saciedade por mais tempo no organismo. Confira como combinar a batata-doce!

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Foto: iStock.com/GettyImages

por Redação Alto Astral
Publicado em 12/12/2017 às 08:40
Atualizado às 12:43

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Além de nutritiva, a batata-doce é referência nas dietas de emagrecimento. Por ser um carboidrato complexo, ela garante a energia necessária para o dia a dia e, por conter baixos índices glicêmicos, ela mantém a sensação de saciedade por mais tempo no organismo. Mas ela não age sozinha! A combinação deste tubérculo a outros alimentos ajuda a manter o equilíbrio nutricional e garantir que o corpo receba as quantidades necessárias de vitaminas, minerais, fibras e antioxidantes, também importantes para a manutenção das suas funções, estimulando uma perda de peso saudável. “Quanto mais colorido o prato, melhor. Assim garantimos variedades de nutrientes”, ressalta a nutricionista Bruna Murta, da rede Mundo Verde. Portanto, incluir no cardápio receitas saborosas com a raiz é a melhor maneira de aproveitar tudo o que a batata-doce tem de melhor. Confira as 3 opções campeãs que combinam com o tubérculo!

Queijos

Eles também são fonte de proteína e devem estar presentes no cardápio de quem quer emagrecer, principalmente os tipos mais levinhos, como os queijos brancos (Minas, cottage ou ricota). Prepare bolinhas de batata-doce recheadas com um queijo light e aposte nesta combinação para o lanche!

Azeite

É simples: basta regar a batata-doce cozida ou assada com azeite de oliva que está pronta para comer. “O azeite é uma excelente fonte de ômega 9, uma gordura insaturada que protege a saú- de do coração e promove saciedade”, recomenda Bruna.

Carnes

Segundo Bruna, as carnes são fontes de proteína de alto valor biológico e não devem faltar nas refeições principais, junto a um carboidrato, como a batata-doce. Essa mistura é aliada do corpo perfeito, pois, enquanto o tubérculo fornece energia para as atividades físicas, os alimentos proteicos são fundamentais para a formação da massa magra, que indiretamente auxilia no emagrecimento por aumentar o metabolismo corporal. “A combinação com a batata doce, um alimento de baixo índice glicêmico, libera energia lentamente para o organismo, contribuindo para a sensação de saciedade, além de fornecer substrato para a reparação muscular”, explica a nutricionista.

Saladas

Elas estão presentes em todas as dietas de emagrecimento, isso porque as hortaliças e verduras fornecem boa quantidade de nutrientes e pouquíssimas calorias. Mas qualquer salada fica ainda melhor quando combinada a algumas rodelas de batata-doce cozida para fornecer energia e segurar a fome por mais tempo. “É legal combinar a batata doce com um mix de folhas e mais dois ou três legumes de cores diferentes, para garantir variedades de vitaminas, minerais e antioxidantes”, indica a nutricionista. Se preferir, acrescente uma fruta, como o abacaxi, que deixa o preparo ainda mais refrescante!

Texto: Larissa Faria/Colaboradora | Consultoria: Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde 

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