ESTILO DE VIDA

Batata-doce: confira 5 motivos para incluí-la no cardápio

Famosa entre os praticantes de academia, a batata-doce possui muitos benefícios! Se você quiser conferir 5 deles, leia a matéria a seguir!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/01/2017 às 13:01
Atualizado às 13:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Queridinha no mundo das dietas e alimentação saudável, a batata-doce, apresenta carboidrato de baixo índice glicêmico. “Sua absorção é mais lenta promovendo maior saciedade. Rica em fibras, ela ajuda no controle da glicemia”, explica a nutricionista Bruna Murta. Esse alimento tem alto valor energético, ou seja, apresenta grande quantidade de carboidratos e também fornece vitaminas A, C e algumas do complexo B.

batata-doce

Foto: iStock.com/Getty Images

1. Propriedade antioxidante

Alimentos deste grupo são aqueles capazes de proteger as células do corpo contra a ação dos radicais livres que, em excesso, podem favorecer o aparecimento de tumores e o envelhecimento precoce. “A batata-doce é rica em vitaminas A, C e E, que são ótimos antioxidantes”, afirma a endocrinologista Lúcia Flávia Carpilovsky.

2. Equilibra os níveis de açúcar no sangue

O alimento ajuda nesse aspecto por ser um carboidrato de baixo índice glicêmico – a digestão e a liberação de glicose no sangue são lentas. Além disso, as profissionais destacam o fato dele ser rico em fibras, o que também influencia na absorção da glicose pela corrente sanguínea, podendo ser consumido, inclusive, por diabéticos.

3. Auxilia no funcionamento do sistema digestivo

Por ter boa quantidade de fibras, ser anti-inflamatória e ter atividade probiótica – de proteção aos micro-organismos presentes na flora intestinal – a batata-doce auxilia no processo da digestão.

4. É aliada da beleza

Isso porque é rica em antioxidantes, entre eles, o betacaroteno, que também age como protetor celular. Assim, a batata-doce atua na saúde da pele, das unhas e do cabelo.

5. Protege o coração

“Por ser rico em vitaminas do complexo B e pelos seus efeitos antioxidante e anti-inflamatório, o alimento é poderoso em relação à proteção do sistema cardíaco”, afirma a nutricionista.

 Consultoria Bruna Murta, nutricionista; Lúcia Flávia Carpilovsky, endocrinologista
Texto Redação Alto Astral 

Leia também: