Batata-doce: dicas para arrasar na escolha!

Para obter todos os benefícios do tubérculo, é essencial saber escolher, preparar e armazenar da maneira correta. Veja nossas dicas e turbine os benefícios!

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 29/07/2016 às 18:15
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

É comum encontrar a batata-doce em feiras e supermercados, mas como escolher a melhor para levar para casa? Para não perder os nutrientes, é necessário ficar atento a cada detalhe: desde o momento da compra, até a hora do preparo, pois dependendo do objetivo do consumo, a preparação pode influenciar nos resultados. Por isso, siga nossas dicas e arrase na escolha!

saco com batata-doce

Foto iStock.com/Getty Images

Onde comprar?

Algumas pessoas preferem comprar em feiras, pois acreditam que os alimentos são mais saudáveis que nos supermercados. Mas quem prefere a segunda opção não precisa se preocupar. A nutricionista Jacqueline Anversa explica que não há diferenças entre as batatas compradas na feira ou em supermercados, pois a qualidade do alimento vai depender de como o fornecedor/ produtor cuida do solo, armazenamento e outros cuidados que acabam interferindo no valor nutricional da raiz.

Hora de escolher

Jacqueline diz que dificilmente você encontrará as batatas sem riscos ou pequenos buracos. Ela alerta que essas características não significam que o alimento é de má qualidade. Isso ocorre porque no momento da colheita, seja manual ou através de máquinas, elas acabam sofrendo impactos e ficam com escoriações. A profissional explica que, no caso de batatas-doce, quanto mais viva a cor, maior a qualidade nutricional. Elas devem ser firmes e a casca deve estar com aparência lisa e fina. “Evite aquelas com manchas escuras muito grandes, pois no momento da higienização, haverá uma perda maior. Porém, pior seria desperdiçá-la por inteiro”, complementa.

Higienização

Após escolher de acordo com as orientações, a higienização é fundamental. Depois de lavar as batatas-doce, Jacqueline orienta a cortar as partes que estão danificadas, com buracos ou com manchas, assim, não ocorre alteração na textura ou sabor do alimento.

Saiba mais:

Carboidrato e proteína formam a dupla perfeita. Saiba porquê!

Vai treinar? Saiba o que comer antes e depois dos exercícios

Receita de sorvete que emagrece

Armazenamento

Na hora de guardar também surge a dúvida: dentro ou fora da geladeira? “O ideal é que ela não fique muito tempo dentro da geladeira em temperaturas muito baixas, para que o seu miolo não fique duro demais”, explica Jacqueline. Ela recomenda comprar em pequenas quantidades e armazenar na parte de verduras do refrigerador – sem saco plástico, para evitar ressecamento. Você também pode congelar! Cozinhe a batata inteira, com casca, por 3 minutos. Depois é só descascar e levar ao freezer. Quando for consumir, descongele em temperatura ambiente. Congelada, ela dura até 3 meses

Preparo saudável

Cozinhe o alimento quando ainda estiver com casca, já que ela serve de proteção para evitar a perda de nutrientes. Coloque as batatas inteiras na panela e após o cozimento, descasque. E o alimento não deve ser consumido cru, “pois além do sabor ficar prejudicado, a textura fica ruim e a disponibilidade do amido resistente não será aproveitada”, explica Jacqueline. Para quem deseja emagrecer, as melhores maneiras de consumo são cozidas ou assadas. Evite as frituras, pois o óleo adiciona muitas calorias ao alimento e dificulta a perda de peso e ganho de massa magra

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.