Batata-doce: saiba por que tê-la em sua alimentação!

A batata-doce tem muitos nutrientes e muitas vantagens e, por isso, não deve ficar de fora da sua alimentação. Confira seus benefícios!

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Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 09/11/2016 às 13:03
Atualizado às 11:57

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Certamente você já ouviu sobre vários alimentos que não devem ser excluídos do cardápio, justamente por apresentarem propriedades benéficas ao ser humano. E com a batata-doce não é diferente: esse tubérculo é conhecido por ser ricoemvitaminas e minerais, como ferro, cálcio, fósforo e vitamina A. Dessa forma, seu consumo proporciona vantagens ao organismo, protegendo-o, inclusive, do surgimento de diversas doenças. Saiba mais!

Batata-doce prato mesa madeira

Foto: iStock.com/Getty Images

Conheça a batata-doce

Originário da América tropical, esse alimento é considerado uma raiz e faz parte da família Convolvulácea. Apresenta alto valor energético, isto é, tem grande quantidade de carboidratos e também fornece vitaminas A, C e algumas do complexo B. Então, descubra mais sobre a composição da batata-doce e veja como alguns de seus nutrientes colaboram para a saúde.

  • Fibra alimentar: essa substância é bastante importante (principalmente para as pessoas que têm o famoso intestino preso), uma vez que ela ajuda a regular esse órgão.
  • Magnésio: além de ajudar na contração muscular, também previne a osteoporose, controla o diabetes e reduz o risco de doenças coronárias.
  • Cálcio: participa da formação e manutenção dos ossos e dos dentes, sendo importante, também, para o crescimento e para a coagulação sanguínea.
  • Vitamina C: famosa por fortalecer a imunidade, essa vitamina também protege contra doenças cardiovasculares, doenças dos olhos e até envelhecimento da pele.
  • Ferro: esse nutriente é essencial para diversas funções do organismo, inclusive para o crescimento e desenvolvimento adequado do corpo humano. Outros benefícios do ferro são: metabolizar proteínas e produzir hemoglobina e enzimas.

Longe do diabetes

Os carboidratos encontrados na batata-doce são importantesaliadosnaluta contra essa doença, além de serem capazes de afastar outros problemas. “A batata-doce possui carboidratos de baixo índice glicêmico, que são digeridos e absorvidos lentamente, o que estimula pouco a liberação de insulina, reduzindo o risco de diabetes e controlando o apetite”, explica Bruna Murta, nutricionista da rede Mundo Verde.

Amiga da balança

Foto: Shutterstock

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Por ter baixo índice glicêmico, a batata-doce é indicada para a prática de exercícios, pois fornece energia de forma gradual e evita picos de glicose. Além disso, seu carboidrato (também de baixo índice glicêmico) e a presença de fibras em sua composição, ajudam na sensação de saciedade, controlando o apetite e, com isso, contribuindo para a perda de peso.

Fortalece a imunidade

Por ter boa quantidade de vitamina A, o alimento é indicado para melhorar a ação do sistema imunológico e prevenir doenças.

Previne o câncer

Esse tipo de tubérculo contribui para prevenção de certos tipos de câncer por conter ácido retinoico, que é derivado da vitamina A e combate o crescimento das células cancerígenas.

Boa para os olhos

A vitamina A é importante para a visão, pois ela protegea região da córnea. Se há a falta desse nutriente, a pessoa pode ter dificuldades em enxergar em locais com pouca luz e ter alterações oculares que podem até evoluir para uma cegueira total. Além disso, por conter betacaroteno, ela evita doenças como olhos secos, cegueira noturna e a catarata.

Amiga da digestão

As fibras dietéticas presentes nesse alimento favorecem o bom funcionamento do sistema digestivo, porém, não devem ser consumidas em excesso para que não haja efeito reverso.

Tem ação anti-inflamatória

Suas propriedades anti-inflamatórias estão associadas à presença de vitamina C, vitamina B6, betacaroteno e manganês, que fazem com que o alimento seja eficaz na cura de inflamaçõesinternas e externas.

Como consumir?

As raízes da batata-doce podem ser consumidas de diversas maneiras: cozidas, assadas ou fritas, ou ainda na forma de doces, pães e bolos. Além disso, suas folhas e brotos podem ser ingeridos refogados, empanados ou em sopas. Lembrando que também é possível cozinhar esse alimento com a casca.

Texto: Larissa Tomazini

Consultoria: Bruna Murta, nutricionista

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