Batata-doce aliada: o alimento pode ser o que faltava para fazer a barriga chapar!

A batata-doce aliada a uma alimentação saudável e à prática regular de exercícios físicos pode ajudar você a acelerar a perda de peso

None
Foto: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/12/2017 às 08:23
Atualizado às 11:25

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O carboidrato sempre foi visto como o “vilão” das dietas de emagrecimento e costuma ser o primeiro alimento cortado do cardápio quando o objetivo é perder peso. Mas o que muitos não sabem é que, em conjunto com os exercícios físicos, ele pode queimar gorduras e ajudar a eliminar os quilinhos extras. Você já pensou, por exemplo, em usar a batata-doce aliada à alimentação saudável para perder peso? Ela é um carboidrato complexo altamente nutritivo que, além de fornecer a energia necessária para a prática de atividade física, principalmente aos exercícios aeróbicos, é também rico em fibras solúveis que ajudam em uma menor absorção de açúcar e colesterol pelo intestino.

Batata-doce aliada: função queima-gordura

De acordo com a nutricionista funcional Carla Cotta, a batata-doce é um tubérculo que contém carboidratos complexos e de baixo índice glicêmico. Por isso, apesar de ser calórica, ela facilita a perda de peso na medida em que evita os picos de insulina que poderiam estimular a reserva de gordura indesejada no abdome. “Ao consumir tal alimento, a liberação de glicose acontece de forma lenta e gradual, estimulando menos o hormônio anabólico da insulina que, dentre outras características, é responsável pelo armazenamento de gordura no corpo”, diz. Além disso, a presença de fibras em sua composição ajuda na sensação de saciedade, controlando o apetite e, com isso, contribuindo para a perda de peso. Entretanto, a profissional alerta para uma preocupação excessiva com o peso que está marcado na balança. “Ter massa magra é importante no processo de eliminação de gordura corporal. Não há um milagre para secar barriga”, completa Carla. Portanto, mais importante é enxugar a gordurinha excedente, olhar o espelho e ficar satisfeita.

Quanto comer?

A quantidade ideal de consumo varia para cada um e dependerá das necessidades nutricionais diárias da pessoa. “Geralmente quando a batata-doce está inserida dentro das principais refeições, é possível consumir duas porções diárias de 150g, com guarnição associada a um filé de frango, vegetais e leguminosas. Seu consumo deve ser principalmente no pré-treino, pois, antes de realizar qualquer atividade física, é necessário obter energia suficiente para mantê-la”, avisa a nutricionista Fernanda Machado. Porém, a especialista ressalta que a batata-doce não deve ser consumida em excesso, pois o carboidrato ingerido exageradamente é transformado em gordura e armazenado, principalmente, na barriga, braços e coxas.

Atenção!

Apesar de a batata-doce ajudar no processo de emagrecimento, somente seu consumo não garante uma perda de peso. Ela precisa estar inserida em um cardápio equilibrado, rico em nutrientes, que será capaz de fornecer a energia necessária para nutrir as células musculares que necessitam de estoque contínuo durante o exercício. Por isso, antes de devorar a batata-doce à vontade, é preciso que o nutricionista aponte a quantidade ideal para cada caso. Lembre-se: uma boa alimentação é essencial na rotina principalmente uma dieta rica em proteí- nas e carboidratos.

Top 3 combinações

  • Carnes: elas são fontes de proteína de alto valor biológico. A combinação com a batata-doce libera energia lentamente para o organismo, contribuindo para a sensação de saciedade.
  • Queijos: também são fontes de proteína. Prefira queijos brancos como o minas, cottage ou ricota. Os amarelos possuem alto teor calórico;
  • Saladas: combinar a batata-doce com um mix de folhas e mais dois ou três legumes de cores diferentes garante variedade de vitaminas, minerais e antioxidantes.

Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Carla Cotta, nutricionista funcional; Fernanda Machado, nutricionista da Personal Diet e assessora em nutrição

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.