A batata-doce é uma grande aliada para quem deseja emagrecer de maneira saudável. O alimento faz uma ótima combinação com exercícios físicos. confira!
por Redação Alto Astral
Publicado em 21/02/2017 às 20:37
Atualizado às 16:19
Ela ficou famosa por fazer parte do cardápio dos atletas e marombeiros. Isso porque a batata-doce garante mais músculos e menos gorduras. Mas se a febre começou nas academias, agora está chegando ao prato de quem busca uma alimentação saudável e quer uma silhueta enxuta. Entenda como funciona essa relação.
Foto: Shutterstock.com
“O principal nutriente da batata-doce que auxilia os praticantes de atividade física é o carboidrato, responsável por fornecer a energia para o organismo da pessoa, possibilitando a prática de exercício físico”, esclarece Ricardo Zanuto, nutricionista esportivo e doutor em fisiologia humana e biofísica pela USP. Consumir os nutrientes adequados levam a uma melhor performance durante e após os treinos, evitando a fadiga, por exemplo. Segundo o profissional, o corpo precisa de energia para realizar qualquer coisa, desde as atividades cerebrais mais simples assim como exercícios mais complexos e de alta intensidade, como esportes ou musculação. Neste último caso, também é fundamental garantir combustível para a recuperação do organismo após o treino. E por conter baixo índice glicêmico, a batata-doce é uma grande aliada. “Pois fornece energia para o corpo, para que se possa treinar de forma intensa, e auxilia também na recuperação muscular, principalmente do glicogênio muscular, que é bastante usado durante um treino de musculação”, afirma o nutricionista.
Foto: iStock.com/Getty Images
Fonte de carboidrato complexo, o tubérculo leva mais tempo para ser digerido, contando pontos para quem está numa dieta de emagrecimento. “Ele joga o carboidrato por mais tempo no sangue, porém em menor quantidade, fornecendo energia para o organismo também por mais tempo, e sem ter picos de insulina”, completa Ricardo. Com a redução nos níveis de açúcar no sangue, que é liberado aos poucos após o consumo da batata-doce, evita-se que o corpo “estoque” gordura na barriga e nas coxas, por exemplo, resultando nos temidos “pneuzinhos”. Mas todos esses benefícios devem ser os aliados de uma dieta equilibrada, já que o corpo precisa dos três macronutrientes – carboidratos, lipídeos e proteínas –, assim como de vitaminas e minerais, para trabalhar perfeitamente, mesmo quando a intenção é o ganho de massa magra ou a expulsão das gordurinhas. “Toda dieta precisa ser ajustada ao objetivo”, ressalta o profissional.
Texto: Redação Alto Astral | Consultoria: Ricardo Zanuto, doutor e mestre em Fisiologia Humana e Biofísica pela USP. Graduado em Educação Física com enforque em Nutrição Esportiva
LEIA MAIS
Leia também
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.