Connect with us

O que você está procurando?

Entre todas as propriedades medicinais dessa planta, a principal é a purificante: ela limpa o organismo. Além disso, é anti-inflamatória
- Foto: Walter Silveira

Bardana: o chá da planta é detox e anti-inflamatório

Entre todas as propriedades medicinais dessa planta, a principal é a purificante: ela limpa o organismo. Além disso, é anti-inflamatória

Todas as partes da bardana (Arctium lappa) podem ser usadas como medicamentos naturais: flores, folhas e raízes. Não é à toa que ela é consumida há muito tempo na Europa e no Japão. A planta é bactericida, fungicida e, usada como ingrediente de xampus, evita a queda dos cabelos. No intestino, ela absorve as toxinas e elimina-as do corpo.

bardana

Foto: Walter Silveira

Essa é a principal função da bardana: proteger o organismo de impurezas. As toxinas em excesso no corpo podem desencadear vários problemas de saúde, como inflamações, problemas no sistema digestivo e inchaço. “É um poderoso desintoxicante do organismo, diurética, utilizada para problemas renais, hepáticos, digestivos, problemas de pele e fraquezas em geral”, comenta o especialista em medicina complementar e fitoterapia José Bassit.

Contra inflamações

A bardana é capaz de aliviar inflamações como artrite e gota, pois elimina o excesso de ácido úrico, e ainda regula o nível de glicose no sangue. Na pele, utilizada em cataplasmas, ameniza eczemas, psoríase, feridas e furúnculos. Outras afecções podem ser combatidas com o consumo da planta em chás, pois ela promove a limpeza da pele de dentro para fora. A raiz tem efeito laxante e por isso combate a prisão de ventre. Bassit recomenda o consumo de 1 ou 2 xícaras (200ml cada) de chá de bardana por dia.

Bardana elimina toxinas

Ingredientes:  1/2 litro de água, 1 colher (sopa) de raízes frescas de bardana picada

Modo de preparo: leve os ingredientes ao fogo até ferver. Desligue, tampe e deixe abafado por 10 minutos. Espere amornar, coe e tome 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

Gastrite

Ingredientes: 1 litro de água, 1 colher (sopa) de folhas e flores frescas de bardana

Modo de preparo: em uma panela, coloque a água e leve ao fogo até ferver. Desligue, acrescente a bardana e deixe abafado por 5 minutos. Coe e beba 1 xícara (chá) a cada 6 horas.

Sabedoria oriental

A raiz de bardana é comumente utilizada na culinária japonesa como ingrediente de pratos salgados. Ela pode combater cálculos renais e reumatismo, e é bastante nutritiva: possui vitaminas e minerais. Para deixá-la mais saborosa, a dica é refogar e temperar com shoyu (molho de soja). As folhas frescas também podem ser usadas para o preparo de saladas.

Contraindicações: crianças, gestantes e pessoas com diarreia crônica devem evitar o consumo de bardana. O uso externo pode provocar irritação cutânea e ocular.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: José Bassit, especialista em medicina complementar, fitoterapia e agricultura orgânica.

Texto: Redação Alto Astral

Advertisement

Estilo de vida

Veja como prevenir o Alzheimer e o Parkinson, as doenças degenerativas que são mais comuns na faixa acima dos 60 anos de idade

Estilo de vida

Descubra se os carboidratos prejudicam ou não a dieta de quem quer emagrecer e como eles atuam no metabolismo do organismo!

Estilo de vida

Conheça três dicas que podem contribuir para prevenção dos seus efeitos da artrite e artrose, mantendo a qualidade das articulações por toda a vida!

Estilo de vida

Saiba como combater problemas na tireoide, como o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, com bons hábitos alimentares, com iodo, magnésio e selênio

Estilo de vida

A ressonância magnética é a principal ferramenta paraclínica para o diagnóstico da esclerose múltipla, permitindo o monitoramento da doença

Estilo de vida

Quer ter a saúde da pele e da visão em dia? Então pode contar com a ajuda dos alimentos e em especial da cenoura. Confira as qualidades desse legume!

Estilo de vida

Os antioxidantes são alimentos essenciais para quem quer manter uma alimentação rica em saúde.Confira alguns grupos alimentares que são excelentes!

Estilo de vida

Se não for mantido sob controle, estresse pode gerar diversos problemas no corpo. Veja como ele pode afetar o corpo e a mente