Connect with us

O que você está procurando?

Miopia, astigmatismo e hipermetropia são responsáveis por 43% dos casos de baixa visão na infância. Saiba como identificar e cuidar dos seus filhos.
- Foto: Getty Images

Baixa visão na infância: saiba quem são os responsáveis

Miopia, astigmatismo e hipermetropia são responsáveis por 43% dos casos de baixa visão na infância. Saiba como identificar e cuidar dos seus filhos.

O mês de abril foi escolhido para conscientizar a população brasileira sobre a cegueira por meio do movimento “Abril Marrom”. Segundo relatório do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), estima-se que no Brasil haja cerca de 1,2 milhão de casos de cegueira e mais de 5 milhões de pessoas com perda visual grave. O mesmo relatório mostra que no país mais de 33 mil crianças são cegas devido a doenças oculares tratáveis ou evitáveis. Saiba mais sobre os casos de baixa visão na infância.

 

Cegueira na infância

De acordo com Marcela Barreira, oftalmologista pediátrica, há muitos mitos em torno da cegueira na infância, sobretudo a respeito da perda visual causada pelos erros refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia) não corrigidos. “Temos a cegueira reversível e a irreversível. Os erros refrativos são responsáveis por 43% ou mais dos casos de cegueira ou baixa visão.

Uma criança com um alto grau de miopia que não usa óculos, por exemplo, é considerada legalmente cega. Mas, é uma cegueira reversível, já que, com o uso de lentes corretivas, a visão volta ao normal. Por isso, é muito importante fazer o acompanhamento com um oftalmopediatra desde a infância, principalmente nas crianças em idade escolar”, explica Marcela.

“Ainda na infância temos as causas de cegueira por cicatrizes de córnea, cicatrizes retinianas causadas por infecções congênitas intrauterinas e retinopatia da prematuridade, sendo essas causas evitáveis. Já as doenças como catarata congênita e glaucoma congênito são quadros genéticos não evitáveis, porém tratáveis, e, quando tratados de forma precoce, e associados a um bom programa de reabilitação visual, consegue-se garantir um bom desenvolvimento visual”, afirma a médica. Lembrando que o sistema visual da criança não nasce pronto. Ele precisa de estímulo para terminar seu desenvolvimento fora do útero, e tudo que impeça ou atrase esse processo pode levar à baixa visão.

baixa visão na infância

Foto: Shutterstock

Cegueira x baixa visão

Nem todas as pessoas consideradas cegas legalmente enxergam tudo preto. “Quem tem perda importante do campo visual também é considerado cego. Nestes casos, é adotado o conceito de baixa visão, que ocorre quando há comprometimento do funcionamento visual, mesmo após tratamento ou correção de erros refrativos (miopia, astigmatismo e hipermetropia)”, afirma  Marcela.  “Considero essa campanha fundamental para esclarecer e conscientizar a população sobre a importância de cuidar da visão desde o nascimento. O ideal é que todos os pais consultem um oftalmopediatra no primeiro ano de vida do bebê, para prevenir e tratar qualquer condição que possa afetar o desenvolvimento visual normal, afinal, a visão é responsável pela captação de 85% das informações enviadas ao cérebro e, desta maneira, torna-se fundamental para o desenvolvimento saudável de nossas crianças”, conclui.

Fonte: Marcela Barreira, Oftalmologista Pediátrica, Neuroftalmologista e Especialista em Estrabismo

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Chá de bebê também pode ser muito divertido, sabia? Além dos salgadinhos e doces, existem várias brincadeiras que podem tornar a festa ainda mais animada

Estilo de vida

Confira uma galeria com 14 ideias de decoração 'A Bela e a Fera' e arrase na próxima festa de aniversários dos seus filhos.

Estilo de vida

Para tudo e vem ver que fofura: cachorrinhos ficam noivos e fazem ensaio fotográfico. O sucesso foi tanto que eles ganharam um perfil no Instagram! Vem ver!

Estilo de vida

Muita gente se preocupa com o nome que vai usar para batizar o seu pet. Está faltando inspiração? Confira os nomes de cachorros fêmeas mais populares!

Estilo de vida

Você acabou de adotar um cãozinho e não sabe como ensiná-lo a fazer xixi e cocô no lugar certo? Então confira essas dicas simples para educá-lo bem!

Estilo de vida

Está acumulando faturas do cartão de crédito e não sabe como saldar a dívida? Descubra o que fazer para parar de gastar e livrar-se dos juros!

Estilo de vida

Existem dezenas de ideias que envolvem a decoração das festas de casamento. Uma delas é o casamento rústico chique! Entenda mais sobre essa tendência

Estilo de vida

Os gatos criados dentro de casa costumam desgastar menos as unhas naturalmente. Cortar elas pode ajudar o bichinho, bem como evitar danos e arranhões.