Connect with us

O que você está procurando?

A babosa é popular por seu uso terapêutico e estético. Porém, tornou-se alvo de uma proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Saiba mais!
- Foto: PureStockX/DIOMEDIA

Babosa: as polêmicas e os benefícios dessa planta!

A babosa é popular por seu uso terapêutico e estético. Porém, tornou-se alvo de uma proibição da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Saiba mais!

Quem nunca ouviu alguém indicando o uso da babosa no cabelo para dar brilho aos fios? A recomendação tem respaldo da sabedoria popular e é passada de geração em geração. A tradição foi se expandindo, assim como os benefícios creditados à planta. Dessa forma, a aloe vera, nome científico da babosa, também passou a ser usada como princípio ativo de alimentos e bebidas para os mais diversos fins: emagrecer, regular a glicose no sangue e até tratar câncer. Mas, afinal, ela é boa para quê?

 

babosa

Foto: PureStockX/DIOMEDIA

O que a babosa tem de bom?

Planta que se adapta facilmente aos climas quentes, a babosa é bastante comum no Brasil, e pode ser encontrada nos quintais das casas, em feiras livres ou em farmácias de manipulação. Sua maior virtude está num gel encontrado e extraído do interior de suas folhas suculentas e espinhosas. “A aloe vera tem propriedade laxativa, emoliente, refrescante, digestiva, anti-hipertensiva, hepática, vermífuga e cicatrizante”, conta o especialista em medicina chinesa e plantas medicinais brasileiras Alex Botsaris. Costumava ser indicada para casos de prisão de ventre, desnutrição e diarreia em crianças, incômodos relativos ao fígado e hipertensão. Mas desde uma resolução recente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o uso da babosa ficou restrito ao campo da estética.

 

Por que não?

Segundo o órgão regulamentador, para ser utilizada na composição de alimentos e de bebidas, a babosa, que faz parte de uma categoria chamada de “novos alimentos”, deveria ter confirmação científica de que sua composição não oferece riscos à saúde. Contudo, os documentos apresentados não foram suficientes para isso. De acordo com informe técnico emitido pela Anvisa, a planta contém antraceno e antraquinona, substâncias que podem causar mutações nas células humanas. Portanto, seus efeitos não têm como ser avaliados imediatamente, mas em longo prazo. Desse modo, a venda, a fabricação e a importação de alimentos e bebidas à base de aloe vera estão proibidas no país. Continua autorizada a utilização da planta como aromatizante de alimentos, em cosméticos e medicamentos fitoterápicos para fins cicatrizantes.

 

babosa

Foto: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Beleza, sim!

“As vitaminas, minerais e açúcares presentes na babosa são ótimos para a pele, pois têm ação hidratante, cicatrizante, anti-irritante, anti-inflamatória e antioxidante”, diz o dermatologista Alexandre Okubo, da Clínica Prime e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. Para os cabelos, por exemplo, pode-se aplicar o gel raspado da parte interna das folhas in natura diretamente sobre o couro cabeludo, amenizando inflamações como a dermatite seborreica, ou nos fios, melhorando o aspecto seco e quebradiço do comprimento. Bastam alguns minutos de aplicação para se obter ótimos resultados. Diversos cosméticos à base de aloe vera estão disponíveis no mercado e não há contraindicações para esse tipo de uso.

 

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Alex Botsaris, especialista em medicina chinesa e plantas medicinais brasileiras; Alexandre Okubo, dermatologista da Clínica Prime e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Fonte: Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)

 

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Estilo de vida

Fonte de vitaminas, minerais, proteína, ômega 3 e outros ácidos graxos... Veja diversos motivos para incluir mais peixe na sua alimentação!

Estilo de vida

Taxados como vilões de uma alimentação saudável, os embutidos podem ser uma boa fonte de proteínas. No entanto, é preciso moderação no consumo!

Estilo de vida

A castanha-do-pará é uma excelente fonte de selênio, mineral que atua regulando diversas funções no organismo. Saiba mais sobre os seus poderes!

Estilo de vida

Há muitos mitos que envolvem a psicopatia. Mas quando se fala em uma cura para o transtorno, o que a ciência tem a dizer sobre isso? Descubra!

Estilo de vida

Há quem jure de pé junto que comer as mais variadas saladas sem molho é um desperdício de sabor. Mas como consumir esse produto sem prejudicar a saúde?

Estilo de vida

Engana-se quem pensa que é impossível conseguir boas fontes de proteínas fora das carnes. A ervilha é prova disso. Saiba mais sobre essa leguminosa!

Estilo de vida

A alimentação é uma aliada para perder de peso e ganhar massa muscular. Mas como acertar nas refeições do pré e pós-treino? Descubra!

Estilo de vida

Quer perder aqueles quilinhos extras de maneira rápida e eficaz? Veja como funciona a dieta da emergência, pronta para você fazer as pazes com o espelho!