Babá, vovó ou berçário: cuidados com o bebê

Chegou a hora de decidir com quem o bebê vai ficar enquanto você trabalha! Qual é a melhor opção? Chamar a babá, deixar com a vovó ou um berçário?

- FOTO: Shutterstock.com

Chegou a hora de decidir com quem o bebê vai ficar enquanto você trabalha! Qual é a melhor opção? Contratar uma babá, deixar o pequeno com a vovó ou colocar em um berçário?

Vovó cozinhando com criança

FOTO: Shutterstock.com

Nessa hora, pedir uma mãozinha para as vovós pode ser uma boa saída. Mas para aquelas que não possuem mãe ou sogra disponíveis, o jeito é recorrer aos berçários ou apelar para a ajuda de uma babá. “A mãe deve escolher a opção que a deixe mais tranquila”, explica Ângela Corrêa, psicóloga. Segundo ela, o berçário pode ser saudável para os pequenos por contar com o suporte de bons profissionais. Em contrapartida, bebês ficam mais expostos a contaminações por viroses nas escolinhas e a falta da mãe pode gerar problemas no seu desenvolvimento emocional.

Veja também
Hora do banho: cuidados com o bebê
Papinhas prontas: cuidados com o bebê
3 doenças que afetam os bebês

Babá

Positivo: a criança se desenvolverá no seu próprio ambiente, o que lhe garantirá mais segurança. Por estar incorporada à dinâmica da casa, a babá irá passar regras e valores dos pais.
Negativo: além de custar caro para o orçamento familiar, ter uma pessoa desconhecida cuidando do seu filho pode gerar preocupações, ciúmes e até culpa.

Berçário

Positivo: a criança terá maior oportunidade de socialização, possuirá uma rotina bem estruturada e será assistida por profissionais capacitados.
Negativo: berçários e creches costumam ter um custo para os pais. Os bebês também ficam mais expostos a viroses e podem estranhar as pessoas e o ambiente.

Vovó

Positivo: avós são confiáveis, cuidadosas e excelentes referenciais de amor e afeto. Deixar o bebê com a mãe ou com a sogra também não pesará no bolso.
Negativo: pode querer assumir o lugar dos pais na hora de transmitir limites e regras. Pessoas de idade também se cansam com maior facilidade, logo, não devem ser sobrecarregadas.

Matéria publicada na revista Guia do Bebê Fisher-Price, da Editora Alto Astral.
Consultoria: Ângela Clara Corrêa, psicóloga. Revisão: Carolina Guidio Cachoni

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência