Muito utilizado como tempero, ele também é rico em propriedades que auxiliam a saúde. Gorduras boas para o coração e auxilia
por Redação Alto Astral
Publicado em 12/01/2017 às 13:32
Atualizado às 13:06
O óleo é o queridinho na hora de temperar as saladas. E não é para menos: além de saboroso, ele torna os pratos ainda mais nutritivos. “Complemento até mesmo de uma simples saladinha, o azeite apresenta vários benefícios para a saúde, que já foram descobertos a há mais de 3 mil anos”, salienta a nutricionista Eliane Petean Arena. Quer mais motivos para incluí-lo na dieta? Veja mais!
Foto: iStock.com/Getty Images
Para adquirir aquela “pele de pêssego”, muitas pessoas recorrem a tratamentos estéticos. No entanto, o que a maioria não sabe, é que o consumo de azeite pode proporcionar os mesmos benefícios. “Ótimo hidratante para unhas, cabelos e pele, o azeite pode funcionar como um antirugas, produzindo um efeito de regeneração da pele. Com suas fontes de vitaminas A e K, ferro, cálcio, magnésio, potássio e aminoácidos, seu consumo também beneficia os olhos”, afirma Eliane.
Dores localizadas, dificuldades para levantar os braços ou erguer objetos pesados, são alguns sintomas das doenças reumáticas, aquelas que atingem as articulações e seus componentes, como músculos, cartilagens e tendões. O problema, que atinge cerca de 15 milhões de brasileiros, de acordo com o Ministério da saúde, pode ser evitado ou, pelo menos, adiado, quando se consume azeite regularmente. Um dos aspectos importantes dos efeitos funcionais do azeite é a sua contribuição para a prevenção ou redução dos sintomas da artrite e do reumatismo”, complementa a nutricionista.
Considerada uma doença osteometábolica (que acomete o metabolismo dos ossos), a osteoporose pode comprometer a qualidade de vida do portador. Além disso, qualquer pessoa pode desenvolver o problema. “Todos estão propícios a desenvolver osteoporose quando envelhecem. Porém, é possível preveni-la com uma alimentação rica em cálcio ao longo da vida”, frisa o ortopedista Alexandre Póvoa Barbosa. Mas, afinal, o que o azeite tem a ver com tudo isso? É nesse momento em que o óleo entra em ação. “O azeite favorece a absorção de cálcio, ajudando a evitar a doença”, explica Eliane.
Texto: Paula Santana
Consultoria: Alexandre Póvoa Barbosa, ortopedista; Eliane Petean Arena, nutricionista
LEIA TAMBÉM:
ASSINE NOSSA NEWSLETTER
Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.