ESTILO DE VIDA

Azedinho que faz bem: conheça os benefícios das frutas cítricas!

O azedinho das frutas cítricas vem de um ácido que, junto com a vitamina C, torna-se um poderoso antioxidante. Saiba mais!

None
Imagem: Editora Alto Astral

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 20:14
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As frutas cítricas, entre elas e, em especial, a laranja e o limão, são opções diuréticas, ou seja, fazem você eliminar toxinas do organismo, ajudando muito no combate à obesidade. Mas, não são só elas que representam esse grupo de alimentos nutritivos. Confira as principais vantagens de cada fruta ácida, a seguir!

frutas nutritivas

Imagem: Editora Alto Astral

1. Romã

Taninos e vitaminas C, A e do complexo B: essas são as substâncias presentes na romã e que ajudam a prevenir problemas intestinais, protegem a saúde dos olhos e fortalecem o sistema imunológico.

2. Ameixa

Fonte de potássio, sorbitol e fibras, a ameixa combate prisão de ventre e retenção de líquidos, o que ajuda a amenizar inchaços e a celulite.

3. Nêspera

Originária do Japão, essa fruta é conhecida como ameixa amarela, japonesa ou silvestre. Tem sabor agridoce e funções diurética e antidiarreica, além de evitar problemas de garganta.

4. Abacaxi

Por conter grande quantidade de água, o abacaxi hidrata o corpo, acabando com inchaços e colaborando com a desintoxicação. Também é rico em fibras, que potencializam a eliminação das toxinas e favorecem a digestão. Possui potássio, mineral que controla as contrações musculares, inclusive os batimentos cardíacos.

5. Jabuticaba

A casca contém doses elevadas de antocianina, um antioxidante que evita o envelhecimento das células. Assim, além de consumir a polpa da jabuticaba, faça um suco ou chá com as cascas, que ainda servem para combater diarreias e disenterias.

outras frutas nutritivas

Imagem: Editora Alto Astral

6. Laranja

Embora seja comum dispensar o bagaço, consumir essa parte da fruta ajuda no trânsito intestinal, prevenindo a prisão de ventre. A laranja também é ótima aliada na proteção das células contra a ação dos radicais livres e na prevenção de problemas cardiovasculares, já que contém pectina (fibra solúvel que regula as taxas de colesterol), presente na parte branca da casca.

7. Limão

Os nutrientes do limão (incluindo a vitamina C), participam da produção de anticorpos, protegendo o organismo contra infecções. Graças aos flavonoides, a fruta tem funções anticancerígena e anti-inflamatória, e ainda ajuda a eliminar o colesterol ruim (LDL) do sangue.

8. Acerola

É a segunda fruta mais rica em vitamina C, perdendo apenas para o camu-camu, de origem amazônica. Cerca de 3 acerolas é o suficiente para suprir a necessidade do nutriente no dia.

9. Caju

Fruta tipicamente brasileira, o caju é rico em fibras e minerais como potássio, cálcio e ferro. Esses nutrientes garantem proteção contra alguns tipos de câncer (em especial os de pulmão e próstata) e o fortalecimento das defesas do organismo.

10. Tangerina

É só descascar e comer! No entanto, mais do que a praticidade, essa fruta ajuda a controlar as taxas de glicose no sangue, já que é riquíssima em pectina. Seu consumo também é recomendado para aumentar a imunidade, prevenindo gripes e resfriados.

Saiba mais:

Coloridas e saborosas: confira os benefícios das frutas!

Você sabe escolher frutas? 9 truques para acertar na compra!

Frutas vermelhas ajudam a proteger a saúde