Ayurveda ajuda no equilíbrio ideal entre corpo, alma e mente

A ayurveda é uma técnica da medicina indiana que visa a harmonia entre o Eu superior (atman), a mente (manas), a vitalidade (prãna) e o corpo físico

None
FOTO: Reprodução

por Redação Alto Astral
Publicado em 23/09/2016 às 19:04
Atualizado às 11:39

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A Ayurveda, uma técnica de medicina indiana, aborda a saúde em sua totalidade, como a harmonia entre o Eu superior (atman), a mente (manas), a vitalidade (prãna) e o corpo físico. Em sânscrito, Ayurveda significa “Ciência (veda) da vida (ayur)”. Ela é uma terapia complementar que pode ser associada aos tratamentos convencionais para preservar o bem-estar físico e psicológico e manter você livre de doenças.

mulher-ayurveda-massagem-tranquilidade-relaxar-medicina

FOTO: Reprodução

Como funciona a Ayurveda

A Organização Mundial de Saúde (OMS) reconhece a Ayurveda como uma ciência de intervenção inserida na Medicina Tradicional Indiana. Esse é um sistema médico holístico que, segundo Marise Berg, nutricionista com especialização em medicina ayurvédica, aborda de modo integral e dinâmico o processo saúde-doença no ser humano, podendo ser usado isoladamente ou de forma integrada com outros recursos terapêuticos. “Também dispõe da fitoterapia e de práticas corporais complementares que se constituem em ações de promoção e recuperação da saúde e prevenção de doenças”, complementa a nutricionista.

ayurveda-alimentos-plantas-natureza-medicina-cura-doenca-terapia

FOTO: Reprodução

De acordo com a Associação Brasileira de Ayurveda, “a doença é muito mais que a manifestação de sintomas desagradáveis ou perigosos à manutenção da vida. Esse sistema médico, como ciência integral, considera que a doença inicia-se muito antes de chegar à fase em que ela finalmente pode ser percebida. Assim, pequenos desequilíbrios tendem a aumentar com o passar do tempo, se não forem corrigidos, originando a enfermidade muito antes de podermos percebê-la”.

Dessa forma, a medicina ayurvédica tem como objetivo a manutenção da longevidade, vitalidade, saúde física, mental e emocional. “Ela percebe a vida como uma jornada de expansão da consciência e de expressão dos talentos naturais em direção à felicidade, prosperidade e liberdade”, explica Marise.

ayurveda-planta-medicica-cura-doenca-terapia-placa

FOTO: Reprodução

Como isso se aplica na área do bem-estar? A nutricionista responde: “A Ayurveda estimula a prática do autocuidado. Idealmente, todos os indivíduos devem ter conhecimentos básicos sobre o seu organismo e observar os efeitos da sua rotina e dieta sobre a saúde, fazendo adaptações necessárias de acordo com as demandas individuais”.

Texto: Giovana Sanches

Consultoria:  Marise Berg, nutricionista com especialização em medicina ayurvédica

LEIA TAMBÉM:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.