ESTILO DE VIDA

A aveia reduz o colesterol, controla a glicemia e é riquíssima em nutrientes

Com fibras solúveis e insolúveis, a aveia protege o coração, elimina a prisão de ventre, ajuda a fixar o cálcio no organismo e muito mais. Confira!

None
Foto: Shuterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/12/2016 às 12:52
Atualizado às 16:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

No iogurte, salada de frutas, mingau, biscoitos… Seja doce ou salgado, a aveia combina com diversos pratos e é um dos cereais mais poderosos quando o assunto é saúde. “O cereal é constituído de vitaminas e minerais como ferro, cálcio e substâncias antioxidantes, podendo ser benéfica em tratamentos de anemia, falta de energia celular e osteoporose”, enumera a nutricionista Fernanda Granja. Por conter magnésio, ajuda o cálcio ingerido a se fixar nos ossos.

aveia

Foto: Shuterstock

O alimento ainda é rico em vitaminas do complexo B, que colaboram com as funções do sistema nervoso, e possui boa quantidade de potássio, mineral que equilibra os batimentos cardíacos e a pressão arterial. A aveia se destaca ainda mais por possuir um tipo de fibra solúvel chamada de betaglucana, responsável por seu principal efeito benéfico: proteger o coração.

“A betaglucana absorve água no intestino e forma uma pasta viscosa que retém o excesso de colesterol e açúcares dos restos alimentares, durante a digestão”, explica a nutricionista Greice Caroline Baggio. Porém, o benefício só é obtido com o consumo regular do cereal. Assim, as artérias ficam protegidas, diminuindo o risco de infartos, e a glicemia também pode ser controlada.

Ainda tem mais!

A aveia possui tanto fibras solúveis quanto insolúveis. As solúveis fortalecem a saúde do coração, como já foi visto. Já as insolúveisagem contra a prisão de ventre, pois dão volume e maciez ao bolo fecal e melhoram os movimentos intestinais. “Com a melhora do trânsito intestinal, pode-se destacar a melhora da pele, do humor, o auxílio na perda de peso e na eliminação de toxinas no organismo”, acrescenta Fernanda.

Pura praticidade

No mercado, é possível encontrar a aveia em flocos, farelo ou farinha. Todas as formas são nutritivas e podem ser acrescentadas a diferentes receitas e pratos prontos. Porém, o farelo é o mais indicado pelos nutricionistas, pois é composto apenas da parte externa do grão, justamente a mais rica em fibras. “O farelo apresenta maiores concentrações de betaglucana, seguido dos diferentes tipos de aveia em flocos”, diz a nutricionista Márcia Dal Médico.

De 2 a 4 colheres (sopa) diariamente é o suficiente para proteger o coração, melhorar a digestão e ganhar muitos nutrientes. Porém, é preciso disciplina: o alimento deve estar presente no cardápio regularmente. É só usar a criatividade: o farelo pode ser usado para engrossar molhos, substituir uma pequena parte da farinha de trigo em receitas de bolos e tortas ou simplesmente ser acrescentado a pratos prontos, como sopas e vitaminas.

LEIA TAMBÉM:

Consultoria: Greice Caroline Baggio, Márcia Dal Médico e Fernanda Granja, nutricionistas