ESTILO DE VIDA

Aveia, granola ou chia? Saiba qual a melhor opção para você!

Os grãos e cereais são ricos em fibras, gorduras boas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo. Saiba qual o melhor para você!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 31/10/2016 às 11:26
Atualizado às 20:54

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Os grãos e cereais estão com tudo – e não é para menos: são ricos em fibras, gorduras boas e nutrientes essenciais para o bom funcionamento do organismo, além de darem aquela forcinha para perder peso. Entre esses alimentos, três estão entre os mais conhecidos: aveia, chia e granola. Mas, e agora? Como saber qual é a melhor opção? A nutricionista Vivian Goldberger explica. Confira!

iogurte com granola

Foto Shutterstock.com

Aveia

“Esse cereal é altamente energético e ótimo para quem pratica exercícios físicos. Fornece vitaminas B, cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio e manganês. É fonte de beta-glucana, um tipo de fibra que auxilia na redução e no controle da glicose. Ótima para quem tem diabetes, também atua na redução das taxas de colesterol, protegendo o coração e favorecendo a perda de peso”, diz.

Chia

“Rica em ômegas 3 e 6, que ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL), reduzir o colesterol ruim (LDL), atuando, assim, na prevenção das doenças cardiovasculares. É anti-inflamatória, prevenindo doenças degenerativas e auxiliando na regulação do sistema imunológico. Rica em fibras,diminui a absorção de colesterol, favorece o controle da glicemia, auxilia na saciedade e aumenta também o†volume do bolo fecal, regularizando o funcionamento do intestino, além de prevenir o câncer colorretal. Contém proteínas e minerais (como cálcio, ferro, fósforo, magnésio, manganês, selênio e zinco), que são essenciais ao funcionamento adequado do organismo”, explica.

Granola

“A mistura de grãos, frutas e castanhas da granola combina fibras e sais minerais a um sabor adocicado que harmoniza com vários outros alimentos. Porém, esse mix de cereais contém açúcar como ingrediente e deve ser consumido com cautela – no máximo 2 colheres (sopa) por dia”, finaliza a profissional.

LEIA TAMBÉM: