AVC: 5 sinais de alerta para evitar a doença

É preciso ficar atento aos fatores e sintomas característicos do AVC a fim de evitar que o pior aconteça. Então, conheça alguns sinais de alerta!

- Foto iStock.com/Getty Images

Se você pertence ao grupo de pessoas que sofrem de pressão alta, diabetes, que fumam e bebem demais, são sedentárias, obesas e apresentam altas taxas de colesterol e triglicérides, você pode estar correndo perigo! Essas condições são consideradas fatores de risco para o AVC, que pode chegar de maneira inesperada, mudar radicalmente o dia a dia de uma pessoa e deixar sequelas para o resto da vida. Por isso, é preciso ficar atento aos fatores e sintomas da doença a fim de evitar que o pior aconteça. Pensando nisso, o neurologista Eduardo Barreto separou algumas dicas que irão auxiliá-lo nessa tarefa. Confira!

 

desenho cerebro giz mao avc doencas

Foto iStock.com/Getty Images

 

1. Evite cigarro e bebidas alcoólicas

De acordo com o profissional, além de ambos fazerem mal à saúde como um todo, eles ainda promovem o envelhecimento precoce das paredes vasculares, facilitando o AVC.

2. Faça check-ups anuais

Não deixe de ir ao médico pelo menos uma vez no ano para realizar todos os exames de rotina, pois se algo estiver errado você terá mais tempo de tratar o problema.

3. Pratique exercícios físicos

Além de combater o sedentarismo, a atividade física ajuda a manter o corpo em movimento. E o melhor: você nem precisa ir para a academia! Atividades simples do dia a dia, como subir e descer escadas são capazes de melhorar o condicionamento aeróbico.

 

mulheres correndo exercicio prevencao avc

Foto iStock.com/Getty Images

 

4. Fuja dos industrializados

Esses alimentos são ricos em sódio e gorduras que favorecem o aumento do colesterol ruim (LDL) no sangue, o que pode provocar o entupimento das artérias, além de causar problemas cardíacos.

5. Hábitos alimentares saudáveis

Ter uma dieta balanceada, rica em nutrientes que o organismo necessita é fundamental para a manutenção da saú- de, além de auxiliar no combate a obesidade.

 

Consultoria Eduardo Barreto, neurologista

Texto Redação Alto Astral

 

LEIA TAMBÉM:

Notícias

Após dois anos de espera, os desfiles de Carnaval finalmente voltam à Avenida; saiba tudo sobre blocos, desfiles e escolas de samba em 2022

Entretenimento

Com seus conteúdos sobre cinema, esses críticos e influenciadores vão te trazer muitas informações e diversão, viu?

Saúde

Especialista lista uma série de atitudes que você pode tomar para diminuir o colesterol; confira (COM VÍDEO)

Saúde

Já ouviu falar que "corpo de verão se constrói no inverno"? Especialista explica porque o projeto de emagrecimento deve começar com antecedência