Connect with us

O que você está procurando?

É preciso ficar atento aos fatores e sintomas característicos do AVC a fim de evitar que o pior aconteça. Então, conheça alguns sinais de alerta!
- Foto iStock.com/Getty Images

AVC: 5 sinais de alerta para evitar a doença

É preciso ficar atento aos fatores e sintomas característicos do AVC a fim de evitar que o pior aconteça. Então, conheça alguns sinais de alerta!

Se você pertence ao grupo de pessoas que sofrem de pressão alta, diabetes, que fumam e bebem demais, são sedentárias, obesas e apresentam altas taxas de colesterol e triglicérides, você pode estar correndo perigo! Essas condições são consideradas fatores de risco para o AVC, que pode chegar de maneira inesperada, mudar radicalmente o dia a dia de uma pessoa e deixar sequelas para o resto da vida. Por isso, é preciso ficar atento aos fatores e sintomas da doença a fim de evitar que o pior aconteça. Pensando nisso, o neurologista Eduardo Barreto separou algumas dicas que irão auxiliá-lo nessa tarefa. Confira!

 

desenho cerebro giz mao avc doencas

Foto iStock.com/Getty Images

 

1. Evite cigarro e bebidas alcoólicas

De acordo com o profissional, além de ambos fazerem mal à saúde como um todo, eles ainda promovem o envelhecimento precoce das paredes vasculares, facilitando o AVC.

2. Faça check-ups anuais

Não deixe de ir ao médico pelo menos uma vez no ano para realizar todos os exames de rotina, pois se algo estiver errado você terá mais tempo de tratar o problema.

3. Pratique exercícios físicos

Além de combater o sedentarismo, a atividade física ajuda a manter o corpo em movimento. E o melhor: você nem precisa ir para a academia! Atividades simples do dia a dia, como subir e descer escadas são capazes de melhorar o condicionamento aeróbico.

 

mulheres correndo exercicio prevencao avc

Foto iStock.com/Getty Images

 

4. Fuja dos industrializados

Esses alimentos são ricos em sódio e gorduras que favorecem o aumento do colesterol ruim (LDL) no sangue, o que pode provocar o entupimento das artérias, além de causar problemas cardíacos.

5. Hábitos alimentares saudáveis

Ter uma dieta balanceada, rica em nutrientes que o organismo necessita é fundamental para a manutenção da saú- de, além de auxiliar no combate a obesidade.

 

Consultoria Eduardo Barreto, neurologista

Texto Redação Alto Astral

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Confira algumas dicas eficazes para cuidar da saúde da sua mente e, com isso, conquistar mais qualidade de vida e bem-estar!

Estilo de vida

Selecionamos três livros que vão ajudar na hora de cozinhar de maneira mais saudável e variando o cardápio para não cair na mesmice!

Estilo de vida

Confira 4 diferentes opções de suco com a marca picante da raiz! O gengibre traz sabor, variedade e benefícios para saúde!

Estilo de vida

Além de ser essencial para manter a saúde de uma forma geral em dia, atividades físicas ajudam a deixar a memória e o raciocínio em alta

Estilo de vida

Você sabia que o vício em cigarro e álcool pode piorar os sintomas da TPM? Órgãos importantes para o metabolismo sofrem com o consumo dessas substâncias.

Estilo de vida

Quais acompanhamentos usar nas sopas na dieta sem que elas se tornem calóricas e te atrapalhem? Separamos algumas opções para você!

Estilo de vida

As ervas tem inúmeros benefícios para o corpo e até mesmo para quem quer desinchar e perder alguns quilos. Saiba como incluir o chá na sua rotina.

Estilo de vida

É possível que você emagreça sem abrir mão dos seus pratos favoritos. Com equilíbrio, você não precisa abrir mão do seu chocolate e doce diário.