Connect with us

O que você está procurando?

A automedicação é praticada por muitas pessoas, mas esse hábito representa um risco, uma vez que pode causar problemas cardíacos e dependência.
- FOTO: Shutterstock

Automedicação causa doenças cardíacas e dependência

A automedicação é praticada por muitas pessoas, mas esse hábito representa um risco, uma vez que pode causar problemas cardíacos e dependência.

Quando você sente dor de cabeça ou algum desconforto estomacal é comum que tome remédio por conta própria? Apesar de ser uma atitude frequente entre as pessoas, a automedicação pode ser extremamente prejudicial à saúde, causando problemas como reações alérgicas e dependência. E as complicações não param por aí: de acordo com o Ministério da Saúde, no caso dos antibióticos, o hábito pode aumentar a resistência de microrganismos e inibir a eficácia dos remédios.

 

A automedicação representa riscos à saúde

FOTO: Shutterstock

 

Para saber qual o melhor medicamento tomar em determinado caso é essencial ter uma formação que permita entender os efeitos e indicações de cada remédio, por isso a necessidade de se consultar um médico diante de quaisquer sintomas – em vez de se automedicar.

 

Os campeões no quesito automedicação

Você tem ideia de quais são os medicamentos mais comuns no uso sem prescrição? Acertou quem respondeu que são analgésicos, anti-inflamatórios e antialérgicos.

 

SAIBA MAIS:

Tomar remédio sem horário certo interfere no tratamento?

5 dúvidas sobre remédios para dor de cabeça

Conheça os remédios usados no tratamento da depressão

 

“Os pacientes tendem a tomar remédios por conta própria em caso de infecções, dores de garganta, rinites alérgicas, entre outros problemas. Porém, todo medicamento possui efeitos colaterais. Os anti-inflamatórios, por exemplo, podem causar azia e outros tipos de alteração no estômago. Já os antialérgicos podem resultar em quadros de sonolência excessiva”, alerta o membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF) e professor da Universidade Federal do Espírito Santo, Henrique Ramos.

Além disso, os vasoconstritores nasais também aparecem entre os campeões da automedicação. “O uso crônico desses produtos pode causar arritmia e cardiopatias. A utilização desses remédios pode resultar em uma intolerância, bem como na necessidade de se aumentar sempre a dose. Esse tipo de medicamento também causa dependência”, destaca Henrique.

 

As pessoas devem ter cuidado com a automedicação, pois ela pode causar dependência

FOTO: Shutterstock

 

Embora tenha sido notada uma redução dessa conduta de automedicação depois da proibição da venda de antibióticos sem prescrição médica, ainda assim o problema persiste. “Infelizmente, essa proibição não mudou a postura de muitos pacientes, que vêm ao consultório buscando a receita e não o diagnóstico”, lamenta Ali Mahmoud, médico otorrinolaringologista do hospital das clínicas da FMUSP.

 

 

Consultoria Ali Mahmoud, médico otorrinolaringologista do hospital das clínicas da FMUSP; Henrique Ramos, membro da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico Facial (ABORL-CCF) e professor da Universidade Federal do Espírito Santo

Advertisement

Estilo de vida

Os métodos contraceptivos vão além do famoso anticoncepcional: é possível contar com a ajuda do DIU e até mesmo de um implante subcutâneo.

Estilo de vida

Alguns medicamentos podem ser empregados no tratamento para o autismo. Confira como agem e quais as pesquisas científicas a respeito do assunto

Estilo de vida

Para o tratamento de pessoas com autismo, é possível empregar medicamentos. Tire suas dúvidas sobre quais remédios podem ser usados

Estilo de vida

Conheça os alimentos que ajudam a aliviar a azia com suas propriedades nutricionais!

Estilo de vida

É certo que a infância é um período em que absorvemos tudo quanto é tipo de coisa. Mas, e quando somos bebês: a inteligência já começa a ser desenvolvida?

Estilo de vida

Colocar em números o nível do desenvolvimento da sua inteligência é a curiosidade de muitas pessoas. Veja como o teste de QI avalia essa capacidade

Estilo de vida

Existem quadros de ansiedade que podem ser revertidos por meio de terapias. Conheça aqui as psicoterapias mais indicadas.

Estilo de vida

Conheça duas formas de tratamento que posem ser eficazes para o autismo: a terapia ocupacional e a metodologia Snoezelen / MSE