Connect with us

O que você está procurando?

Além de ser essencial para manter a saúde de uma forma geral em dia, atividades físicas ajudam a deixar a memória e o raciocínio em alta
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Atividades físicas melhoram o raciocínio e ativam a memória

Além de ser essencial para manter a saúde de uma forma geral em dia, atividades físicas ajudam a deixar a memória e o raciocínio em alta

Pelo menos 150 minutos de exercícios físicos por semana: essa é a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) para cuidar da saúde em geral. Movimentar o corpo é imprescindível para evitar problemas como sobrepeso, doenças cardiovasculares e osteoporose, mas as atividades físicas ainda vão além, promovendo diversos benefícios para o cérebro.

Atividades físicas melhoram o raciocínio e ativa a memória

FOTO: iStock.com/Getty Images

Tudo isso é comprovado por diferentes pesquisas científicas. Uma delas foi realizada na Irlanda, com dois grupos de estudantes universitários sedentários que tiveram que passar por um teste de memória. Depois, um deles se exercitou na bicicleta ergométrica, a um ritmo cada vez mais extenuante, e o outro ficou em silêncio por 30 minutos, descansando em uma sala. Em seguida, ambos os grupos realizaram um teste de raciocínio e aqueles que fizeram as atividades tiveram desempenho significativamente melhor no segundo teste do que haviam tido na primeira tentativa. Já os voluntários que descansaram não melhoraram o rendimento.

Outro estudo, realizado pela Mayo Clinic de Minnesota, nos Estados Unidos, mostrou que idosos que se exercitam desde a meia idade, com caminhadas, exercícios aeróbicos, yoga ou natação apresentam 39% menos chances de desenvolver problemas de memória.

Apesar dos benefícios, a realidade no Brasil não é a melhor para a saúde do cérebro: quase a metade dos adultos (46%) são sedentários, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde 2013, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Entre os idosos, 62,7% não pratica atividade física. “O corpo humano é uma máquina, se não colocarmos para funcionar, ele enferruja. Mas nunca é tarde para começar. Exercitar-se após os 50 anos pode retardar o envelhecimento e melhorar muito as condições físicas”, diz o personal trainer Marcos Paulo Rosmaninho.

LEIA TAMBÉM

Consultorias: Alexandre Rodrigues e Gustavo Barquilha, personal trainers.

Texto e entrevistas: Marisa Sei/Colaboradora – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Estilo de vida

Você sabia que o vício em cigarro e álcool pode piorar os sintomas da TPM? Órgãos importantes para o metabolismo sofrem com o consumo dessas substâncias.

Estilo de vida

Quais acompanhamentos usar nas sopas na dieta sem que elas se tornem calóricas e te atrapalhem? Separamos algumas opções para você!

Estilo de vida

As ervas tem inúmeros benefícios para o corpo e até mesmo para quem quer desinchar e perder alguns quilos. Saiba como incluir o chá na sua rotina.

Estilo de vida

É possível que você emagreça sem abrir mão dos seus pratos favoritos. Com equilíbrio, você não precisa abrir mão do seu chocolate e doce diário.

Estilo de vida

As fibras são encontradas na banana, couve, aveia, abacate e em outros alimentos e fazem milagres quando o assunto é perda de peso.

Estilo de vida

As saladas são opções deliciosas e muito práticas para que você ganhe tempo na dieta e não abra mão da saúde mesmo durante uma rotina agitada

Estilo de vida

Uma noite mal dormida, dentre muitos problemas, pode te atrapalhar a emagrecer. Confira os benefícios do sono reparador e coloque-o em prática hoje mesmo!

Estilo de vida

Aliados a uma dieta equilibrada, os exercícios físicos também colaboram para eliminar a gordura corporal. Conheça o benefício de cada alguns deles