Crossfit, zumba… Veja qual é a atividade física ideal para você!

Praticar atividades físicas é tão importante quanto cuidar dos hábitos alimentares. Portanto, não perca mais tempo e comece a se mexer!

None
Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 02/03/2017 às 12:53
Atualizado às 13:32

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Ao longo dos anos, muitos estudos foram apresentados com o objetivo de provar que a atividade física traz benefícios não apenas em relação à perda de calorias ou tonificação dos músculos, como também para manter o bom funcionamento do organismo. Mas para ter animo e permanecer fazendo a atividade você precisa gostar. Por isso é necessário conhecer e decidir as melhores atividades físicas para você.

Mulher praticando o strong funcional em academia

Crossfit é uma atividade completa, que exige bastante de todos os músculos. Foto: Shutterstock

Praticar exercícios regularmente controla o diabetes e o colesterol, favorece o trabalho do cérebro, elimina toxinas do sangue e até auxilia na prevenção e no combate à pressão alta. “Não é preciso ser um atleta para ter acesso aos benefícios que as atividades físicas podem proporcionar. Praticar exercícios três vezes na semana já é o suficiente para ter mais saúde”, aponta o personal trainer Xande Negão. A seguir, confira algumas opções para você escolher e começar a se mexer hoje mesmo!

Eles são fundamentais

Para aliviar as tensões e deixar as preocupações de lado, você pode fazer caminhada, corrida, natação ou bicicleta, que são exercícios que aumentam a resistência e produzem duas substâncias fundamentais ao organismo: betaendorfina e serotonina. Juntas, elas queimam o excesso de adrenalina e trazem a tranquilidade de volta.

pilates

Exercícios de baixo impacto como pilates, também é uma boa opção. Foto: iStock.com/Getty imagens

Exercícios de alongamento também ajudam a relaxar e auxiliam na respiração. Podem ser realizados a qualquer hora do dia, inclusive em uma pequena pausa do trabalho. Por isso, é importante ter disciplina para montar uma rotina, ou seja, é preciso criar um espaço para os exercícios e saber que ele fará parte da sua vida. Assim como você teria espaço para um curso, vai ter que ter para os exercícios. A agenda precisará ser respeitada e cumprida, além de atrelada a uma nova alimentação. Veja, a seguir, as modalidades que estão em alta:

Zumba

Você, provavelmente, já ouviu falar na zumba. Mas você sabe exatamente como é essa nova modalidade? É uma prática totalmente aeróbica que se baseia nos ritmos latinos, como o merengue e a salsa. Além de ser alegre e fazer muito bem para a mente, a zumba ajuda a perder calorias e tonificar os músculos. E engana-se quem pensa que existe somente uma modalidade. Confira:

  • Zumba Toning: trabalha a parte cardiovascular e tonifica a musculatura.
  •  Zumbatomic: essa é especial para os pequenos! Estimula a concentração e foi desenvolvida para crianças de quatro a 12 anos.
  • Zumba in the circuit: são 30 minutos de treino em um circuito, incluindo exercícios de musculação em intervalos programados.
  • Zumba Gold: nessa modalidade, os movimentos são pensados para pessoas acima de 65 anos. n Zumba Fitness: geralmente, essa é a mais popular nas academias.

Corrida

Como outras atividades físicas, a corrida também precisa de um acompanhamento médico e a orientação de um profissional especializado. O exercício faz o cérebro produzir prolactina, um hormônio que tem ação calmante, e endorfinas, que colaboram para o aumento do prazer e ainda reduzem a dor.

mulher correndo

Verifique seu tipo de pisada com um ortopedista. Foto: iStock.com/Gety imagens

Crossfit

Além de promover a perda de peso e melhorar a musculatura, o crossfit proporciona o aumento do condicionamento físico e tem como objetivo trabalhar as seguintes aptidões físicas: resistência cardiorrespiratória, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão. Todas devem ser feitas simultaneamente e, por isso, os treinos são muito variados. Eles envolvem movimentos, como correr, pular, saltar, levantar peso e remar e é exatamente isso que o diferencia da musculação. A vantagem de exercitar diferentes grupos musculares é que isso aumenta a frequência cardíaca e queima mais calorias.

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Priscilla F. de Arruda Camargo, professora de educação física, Marcus Mattos, professor de educação física;  Xande Negão, personal trainer

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.