A prática de atividade física gera muito bem-estar na terceira idade. Mas, antes de começar a praticar, faça uma avaliação com um profissional qualificado
por Redação Alto Astral
Publicado em 07/11/2017 às 13:00
Atualizado às 11:59
O envelhecimento é um processo que traz uma série de modificações no corpo, como a perda de mobilidade, de equilíbrio, força e agilidade, interferindo na autonomia do idoso. A atividade física na terceira idade pode ser realizada para prevenir doenças degenerativas que acompanham o processo do envelhecimento, evitando desgastes das articulações, falta de força, redução da massa óssea e muscular. Saiba os benefícios dos exercícios físicos para a melhor idade e tenha uma vida mais saudável!
Clique nas fotos abaixo e confira 7 vantagens que a prática de exercícios físicos pode trazer na sua vida!
As atividades em grupo são ideais para socialização, evitando que o idoso se sinta sozinho. Já a musculação é perfeita para o fortalecimento e o aumento da massa muscular e óssea. O idoso pode fazer qualquer atividade, desde que respeite a sua capacidade física. As mulheres procuram as aulas como a zumba, alongamento e pilates, enquanto os homens preferem a musculação.
Para quem está começando, o ideal é fazer 20 minutos de atividades para se adaptar, de duas a três vezes na semana. Quem já costumava praticar atividade física pode fazer por 30 minutos, quatro vezes na semana. E quem não tem restrições ou complicações de saúde pode fazer 50 minutos todos os dias. Mas é preciso ficar atenta ao peso e intensidade dos exercícios, pois as articulações dos idosos são mais frágeis.
LEIA TAMBÉM
Texto: Flávia Magalhães/Colaboradora – Edição: Giovane Rocha
Leia também