ESTILO DE VIDA

Atividade física: confira 3 modalidades que trazem resultados!

Você leva uma vida sedentária e não sabe como começar uma atividade física? Então confira 3 dicas que estão na moda e escolha a melhor pra você!

None
Foto Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 30/01/2017 às 13:35
Atualizado às 13:17

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Se você torce o nariz só de ouvir falar em atividade física, saiba que, por mais que tenha todo o cuidado necessário com aquilo que come, a prática de exercícios irá potencializar os benefícios. E não se trata só da boa forma: quem adere a algum esporte colhe vantagens para coração, pulmões e até para a mente, uma vez que estimula o organismo a liberar neurotransmissores responsáveis pela sensação de prazer, como a serotonina, um antidepressivo natural! Seja só ou com alguma companhia, o importante é praticar algumas atividade física. Confira as modalidades que estão em evidência:

mulher fazendo atividade física

Foto: Shutterstock.com

Crossfit

Modalidade esportiva que alcançou bastante fama nos últimos tempos. Segundo os conceitos do crossfit, antes da preocupação com a boa forma, o foco deve ser a melhora do condicionamento físico — e, graças a ele, os quilinhos extras darão lugar a um corpo mais esbelto. O objetivo é trabalhar dez aptidões físicas básicas:

  • Resistência cardiorrespiratória;
  • Resistência muscular;
  • Força;
  • Flexibilidade;
  • Velocidade;
  • Coordenação;
  • Agilidade;
  • Equilíbrio.

Todas elas devem atuar simultaneamente e de maneira contínua. Por isso, os treinos são bastante variados um do outro e envolvem diferentes movimentos, como correr, pular corda, saltar, rolar, levantar peso, remar e vários outros — o que torna o crossfit bastante diferente da musculação, que é baseada em séries de movimentos repetidos. Além de fugir da rotina, o esporte ainda usa atividades de potência intensa, média e moderada, visando empregar diferentes fontes de energia adotadas pelo organismo. Outra característica marcante são os movimentos funcionais, que imitam aqueles que o corpo realiza no cotidiano. A vantagem está em exercitar diferentes grupos musculares de maneira intercalada.

zumba

Foto: iStock.com/Getty Images

Zumba

Aliar a descontração da dança com a energia da ginástica. Assim funciona a zumba, que lembra bastante a aeróbica, porém, é baseada em ritmos latinos como merengue, salsa e reggaetown. O clima das aulas é bastante alegre e faz queimar calorias e tonificar os músculos, principalmente dos quadris, coxas e panturrilhas. E, dentro desse universo, não são poucas as categorias:

  • Zumba Fitness: a mais popular, com aulas em academias de ginástica, geralmente.
  • Zumba Gold: os movimentos são adaptados para praticantes acima dos 65 anos.
  • Zumba Toning: além de trabalhar mais a parte cardiovascular, é mais eficiente na hora de tonificar a musculatura.
  • Aqua Zumba: com aulas dentro da piscina, é uma forma de fugir da hidroginástica tradicional.
  • Zumba tomic: pensada para crianças de quatro a 12 anos, estimula a concentração e a coordenação.
  • Zumba in the circuit: ao todo, são 30 minutos de treino em um circuito, incluindo exercícios de musculação em intervalos programados.

Insanity

É um programa de exercícios para 60 dias elaborado pelo personal trainer norte-americano Shaun T. e que pode ser feito em casa, sem nenhum tipo de equipamento, somente acompanhando as aulas em vídeo. A maioria dos exercícios envolve pulos, flexões e abdominais, que tonificam especialmente a área do tronco e os braços. O pacote com os DVDs traz também um calendário para que o praticante siga a ordem pré-determinada das aulas, que duram 45 minutos e devem ser praticadas seis dias por semana. A palavra insanity, em inglês, significa insanidade. Assim, já é possível deduzir o quanto é puxado essa atividade física.

Texto Redação Alto Astral 

Leia também: