ESTILO DE VIDA

Corpo enxuto: 3 atitudes básicas e saudáveis que ajudam nessa tarefa

Para dar fim à barriga, controlar a alimentação é um bom começo. Mas há outros hábitos que precisam fazer parte do dia a dia para deixar o corpo mais bonito

None
FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/12/2016 às 13:18
Atualizado às 16:05

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Para dar fim à barriga, controlar a alimentação é um bom começo. No entanto, é só o primeiro passo em direção a outros hábitos que precisam fazer parte do dia a dia, garantindo um corpo mais bonito e maior qualidade de vida.

exercicios-corpo-enxuto-saude

FOTO: Shutterstock

Exercite-se

Além de uma alimentação mais saudável, é preciso suar a camisa para que, ao longo do dia, o organismo gaste mais calorias do que as acumule. O ideal é combinar exercícios aeróbicos (corrida, bicicleta, natação), que exigem fôlego e resistência, com exercícios anaeróbicos (musculação), que têm enfoque na força e resistência localizada.

Assim, aumenta no corpo a proporção de massa magra, o que significa maior número de calorias queimadas. Porém, antes de começar a se exercitar, procure um médico para confirmar se não há nenhum tipo de empecilho por problemas de saúde. E, qualquer que seja o esporte escolhido, respeite a carga e a intensidade indicadas por um educador físico.

Corpo ereto

Uma boa postura tem tudo a ver com o fim da barriga saliente. O corpo corretamente alinhado força uma contração dos músculos da parte inferior do abdômen, garantindo maior tonicidade muscular para essa região. Ao sentar-se (sobretudo diante do computador), tente apoiar totalmente as costas no encosto da cadeira e evite cruzar as pernas.

Ao caminhar, procure contrair a barriga e manter a linha do queixo paralela ao chão. Ao dormir, deite-se de lado e coloque um travesseiro entre as pernas, que devem ficar ligeiramente encolhidas. Além de deixar a barriga aparentemente maior, a má postura traz prejuízos que serão bastante sentidos com o avançar da idade: “Os problemas da coluna estão mais ligados na forma de como a coluna é utilizada do que a idade. Quanto mais tempo se sobrecarrega a coluna, piores serão as consequências”, alerta o ortopedista Ricardo Ferreira.

exercicios-corpo-enxuto-saude

Foto: Shutterstock

Cuidado com o inchaço

Determinados alimentos, após a ingestão, têm como característica a formação de gases, provocado pela fermentação das bactérias intestinais — como resultado, a barriga se expande. Milho, couve-flor, cebola e alho são apontados como capazes de dilatar o abdome. O mesmo pode ser dito a respeito da cerveja e de bebidas como água com gás e refrigerantes. Sendo assim, nos dias de calor, refresque-se com água pura ou um suco — com pouco ou sem açúcar, vale lembrar!

Texto: Redação Alto Astral
Consultoria: Ricardo Ferreira, ortopedista

LEIA TAMBÉM