Connect with us

O que você está procurando?

A aspirina já é um medicamento conhecido por muitas pessoas, mas uma nova pesquisa sugere que ela seja capaz de prevenir infarto e outras doenças
- FOTO: Shutterstock

Aspirina ajuda a reduzir o risco de infarto

A aspirina já é um medicamento conhecido por muitas pessoas, mas uma nova pesquisa sugere que ela seja capaz de prevenir infarto e outras doenças

É bem provável que você já tenha tomado aspirina para combater algum incômodo, certo? O que talvez não saiba é que esse remédio é responsável por outro efeito no corpo: prevenir infarto, doença vascular periférica ou acidente vascular cerebral (AVC).

 

A aspirina é capaz de prevenir infarto

FOTO: Shutterstock

 

Mas, antes de você se descontrolar e ingerir várias aspirinas sem moderação, é importante lembrar que o excesso pode causar problemas gastrointestinais. Então, o ideal é seguir o que sugere uma nova pesquisa feita por especialistas brasileiros, que afirma que tomar aspirina a cada três dias pode ser eficiente na prevenção dessas doenças e, de quebra, evita as complicações gastrointestinais.

 

SAIBA MAIS:

5 sucos de uva para proteger a saúde do seu coração

4 alimentos poderosos para controlar o colesterol

Doenças do coração matam quase o dobro de pessoas que o câncer

 

Mas, afinal, porque a aspirina combate infartos e outras doenças?

É que ela evita que as plaquetas se agrupem e obstruam os vasos sanguíneos – por isso, inclusive, que popularmente se diz que a aspirina “afina” o sangue. Para descobrir isso, foram divididos em dois grupos 24 voluntários sadios. Metade deles recebeu aspirinas todos os dias por um mês, enquanto os demais receberam o medicamento a cada três dias e, no intervalo, apenas placebo. Ao longo do estudo, as pessoas passaram por exames variados, como endoscopia e teste de agregação plaquetária, constatando os efeitos positivos da aspirina.

No entanto, o médico deve ser consultado para liberar o uso de medicamento, bem como indicar a dosagem correta!

 

 

Fonte: Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (ICB-USP).

Advertisement

Estilo de vida

Método terapêutico usa choques para estimular a atividade cerebral - um dos mais eficazes contra a depressão. Conheça a eletroconvulsoterapia

Estilo de vida

Ter um acompanhamento especializado é fundamental para reverter o quadro de depressão. A psicoterapia auxilia o paciente a desvendar a origem dos problemas.

Estilo de vida

De acordo com uma pesquisa, a saúde pode estar em risco se você passar muito tempo sozinho ou isolado. Solidão demais faz mal, sim!

Estilo de vida

Além de saber escolher os alimentos, é importante higienizá-los corretamente. Confira como é a limpeza ideal de frutas, legumes e verduras!

Estilo de vida

A tatuagem é uma forma de expressão de arte no próprio corpo e um estudo revelou que ela pode favorecer o sistema imunológico e afastar doenças.

Estilo de vida

O cérebro, assim com o resto do corpo, precisa de uma dieta equilibrada para que se mantenha seu bom funcionamento. Veja mais sobre o tema

Estilo de vida

Você gosta de comer pão, coxinha e macarrão? Recentemente, os cientistas descobriram o por quê de os carboidratos serem tão irresistíveis para todos nós

Receitas

Torta de liquidificador é a melhor solução para fazer uma refeição rápida! Então, confira a receita e faça uma deliciosa torta de legumes de liquidificador!