Artesanato em feltro: dicas e truques para dominar essa técnica

Descubra quais os materiais corretos para fazer lindas peças em feltro. Aqui você vai ver qual a cola ideal, o tipo de linha, como fazer os moldes...

None
Foto: Shutterstock

por Lirian Coelho
Publicado em 17/11/2016 às 11:55
Atualizado às 14:16

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Trabalhar com feltro é muito prazeroso, pois com essa simples matéria-prima é possível criar peças incríveis. Contudo, nem sempre o resultado é positivo, já que o uso errado de alguns materiais, como a cola e a cor da linha, pode prejudicar o resultado final da peça. Por isso, para que você não perca tempo nem dinheiro, explicamos tudo direitinho aqui, desde como fazer o molde até como finalizar o seu trabalho. Assim, com todas essas dicas, é só você reunir os materiais corretos, a sua dedicação e criatividade e fazer lindas peças!

feltros de diferentes cores

Foto: Shutterstock

FELTRO

Antes de iniciar as suas criações, é importante conhecer o feltro. Sabia que ele tem dois lados, o direito e o avesso? Pois é, apesar de bem parecidos, é essencial que se verifique o lado correto, porque se fizer do lado errado, além de não ficar tão bonito, em pouco tempo a peça estará com muitas bolinhas. Para saber qual é o avesso, basta observar qual lado é mais felpudo, menos lisinho ou mais áspero. Se estiver com dúvidas, puxe delicadamente os pelinhos dos dois lados, o que ficar mais grosseiro é o avesso.

RISCOS

Depois de verificar o lado correto do feltro e de fazer os moldes, é hora de passar o desenho para o “tecido”. O risco deve ser feito na parte do avesso do feltro e pode ser desenhado com diversos materiais. Há quem prefira lápis macios, como o 6B ou HB, outros artesãos utilizam caneta esferográfica comum. Contudo, dependendo da cor do feltro a tinta da caneta fica quase imperceptível, dificultando na hora de recortar. Por isso, em alguns casos vale a pena usar canetas gel nas cores prata ou dourada.

MOLDES

Para desenhar nos feltros, será preciso utilizar moldes. Eles podem ser feitos em superfícies mais durinhas, como papel cartão ou papelão, por exemplo. Para isso, basta passar o molde da revista para o papelão com papel-carbono ou folha de seda. Outra opção é utilizar folhas de acetato para fazer os moldes. Apesar de serem um pouco mais caras que o papel cartão, elas têm mais durabilidade. Esse quesito é muito importante se o seu desejo for fazer um arquivo de moldes para utilizá-los posteriormente.

TESOURA

A tesoura para fazer artesanato com feltro deve ser usada apenas para esse tipo de trabalho: cortar feltros. Caso contrário, o corte se perderá muito facilmente. Vale a pena ter ao menos duas tesouras, uma grande e outra pequena com ponta, já que com a tesoura maior é difícil de fazer os detalhes das peças e com uma tesoura menor se perde muito tempo recortando grandes desenhos. Quando selecionar a tesoura ideal, recorte o desenho no feltro bem rente ao risco para que ele não apareça quando a peça estiver pronta.

LINHAS e AGULHA

O charme das peças de feltro, muitas vezes está nos pontos utilizados para fazer os detalhes e arrematar a peça. Mas para que eles fiquem esteticamente agradáveis, o uso de linhas adequadas é essencial. As mais indicadas são a linhas de meadas ou de pesponto. Para conseguir um resultado bem delicado na peça, uma dica é escolher linhas nas mesmas cores ou tons do feltro. A agulha pode ser simples, de costura mesmo, e quanto mais fina, mais fácil ela furará o feltro. Porém, a agulha de menor espessura poderá dificultar a entrada da linha na agulha. Por isso, tudo vai depender da ponderação nos dois casos e da adaptação do artesão.

 COLA

A cola mais comum na arte de trabalhar com feltros é a cola quente. Basta colocar uma gota, apertar um pouco para aderir e pronto! Seca superrapidinho. A cola quente é útil para colar uma peça de feltro na outra, como um bracinho de boneca no corpinho, por exemplo. Já se a ideia for peças sem enchimento, apenas para colar feltro com feltro, como a roupinha de uma boneca, opte pela cola de silicone líquida. Ela demora um pouco mais para secar, porém não faz nenhum volume entre os feltros.

artesanato em feltro, peça de coração verde com flor e miçangas, linhas coloridas, tesoura e caixinha de miçangas

Foto: Shutterstock

Dicas extras!

  • Sempre antes de iniciar um trabalho, lave as mãos, pois qualquer sujeirinha poderá estragar sua peça e desperdiçar seus materiais. Durante o processo vale a pena fazer uma nova higienização para que o suor natural do corpo não comprometa e manche o feltro.
  • Na hora de colocar miçangas ou botões na sua peça, prefira costurá-los ao invés de colar. O resultado fica muito mais delicado.
  • Quando for passar o desenho do molde para o feltro, tente encaixá-los para aproveitar o máximo do “tecido”. E se sobrar retalhos, guarde-os para que utilize em detalhes de outras peças.
  • A beleza da arte com feltros está na oportunidade de usar e abusar da criatividade. Por isso, incremente suas peças com pérolas, sianinhas, fitas de cetim, botões e diferentes aviamentos.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.