Connect with us

O que você está procurando?

O arroz integral é um aliado e tanto quando o assunto é saúde. A prevenção e controle de doenças do coração é um dos seus benefícios. Confira!
- Foto iStock.com/Getty Images

Arroz integral ajuda a prevenir doenças cardiovasculares

O arroz integral é um aliado e tanto quando o assunto é saúde. A prevenção e controle de doenças do coração é um dos seus benefícios. Confira!

Refeições ricas em gorduras e açúcares e pobres em nutrientes colaboram para o surgimento de doenças relacionadas ao coração. O ideal é dar preferência a preparações e alimentos mais saudáveis. Uma boa substituição para auxiliar na prevenção desses males é a do arroz branco pelo integral. “O arroz integral, associado ao consumo de outros alimentos fontes de fibras, vitaminas e minerais, pode auxiliar na manutenção dos níveis adequados de colesterol, impedindo a formação de placas nas artérias coronárias e prevenindo as doenças isquêmicas do coração, como o infarto agudo do miocárdio e a angina do peito”, afirma a nutricionista Danielle Osório.

mão segurando um coração

Foto iStock.com/Getty Images

Pressão controlada

Um estudo do Centro de Pesquisas Cardiovasculares e do departamento de Fisiologia da Universidade de Temple, nos Estados Unidos, comprovou que o arroz integral possui um componente na camada que cobre os grãos que pode inibir uma proteína relacionada ao desenvolvimento de pressão alta e aterosclerose (acúmulo de placas de gorduras e outras substâncias nas paredes das artérias).

O benefício não é promovido pelo arroz branco, que tem a película removida durante o processamento. “Redução de sal, aumento do consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio e magnésio, e redução das calorias também ajudam no controle da pressão arterial”, acrescenta a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki.

Saiba mais:

Tipos de arroz: características, dicas e truques

Coração é prejudicado com excesso de trabalho

Conheça os benefícios das oleaginosas na alimentação

Regula o colesterol

O arroz integral também pode controlar e prevenir o colesterol alto. Esse benefício é possível devido à presença de fibras e vitaminas E, que são as principais responsáveis por ajudar no controle da doença. As altas taxas de colesterol podem se depositar nas artérias e prejudicar o fluxo sanguíneo, aumentando o risco de infarto. Mudanças na alimentação e prática de exercícios físicos colaboram para a diminuição do colesterol, mas há casos mais graves em que o uso de medicamentos é necessário – sempre com acompanhamento médico.

 

Consultoria Tamara Mazaracki, médica ortomolecular e nutróloga; Danielle Osório, nutricionista

Advertisement

Estilo de vida

Os canhotos são mais ágeis quando o assunto é o pensamento. Pelo menos é o que diz uma pesquisa feita na Austrália, que analisou 80 pessoas.

Estilo de vida

Gosta da goma mas enjoou do modo tradicional? Não precisa cortar da dieta! Confira 4 modos diferentes de preparo da tapioca.

Estilo de vida

Dormir depois das refeições principais é uma maneira prática e bastante eficaz para prevenir o risco de doenças do coração.

Estilo de vida

Os aparelhos eletrônicos usados em excesso podem comprometer a saúde cerebral e prejudicar a memória, segundo pesquisa feita no Reino Unido.

Estilo de vida

Pesquisa revela as mudanças principais que ocorrem no cérebro em seu desenvolvimento durante a adolescência - um segredo que a neurociência descobriu só agora

Estilo de vida

A azia está relacionada à obesidade, pois a gordura corporal, quando em excesso, aumenta a pressão na região do abdômen, pressionando o estômago.

Estilo de vida

Apesar de ser um carboidrato de alto índice glicêmico, a tapioca pode ajudar a perder peso. Confira como incluir o alimento na dieta!

Estilo de vida

Muitas pessoas diagnosticadas com depressão ficam com receio de usar os remédios antidepressivos devido ao medo do vício. Afinal, os antidepressivos viciam?