Arroz integral garante mais nutrientes ao organismo

Substituir a versão refinada pela integral traz inúmeros benefícios à saúde

None

por Redação Alto Astral
Publicado em 11/04/2016 às 15:17
Atualizado às 21:03

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

As fibras, presentes em boa quantidade no arroz integral, têm uma função importante no organismo: elas auxiliam o bom funcionamento do trânsito intestinal, mantêm a saciedade por mais tempo e, segundo a nutricionista Fernanda Marques, ainda ajudam a prevenir o câncer de intestino, pois o contato da mucosa intestinal com as substâncias cancerígenas é menor. “Em relação ao branco, o arroz integral tem muito mais benefícios para a saúde, e é uma alternativa para o dia a dia de quem busca uma alimentação mais nutritiva”, aponta a profissional.

Arroz integral garante mais nutrientes ao organismo

FOTO: Shutterstock

OS BENEFÍCIOS DO ARROZ INTEGRAL

Diferente da versão refinada, o integral não é polido. A nutricionista Julia Granje explica que durante o processamento do arroz integral, somente a casca protetora é retirada, o que o mantém rico em proteínas e fibras, além de amido. Já no arroz branco, as camadas externas são removidas durante o polimento, restando praticamente somente o amido no grão e o tornando deficiente em fibras, que entre outros benefícios, estão associadas ao funcionamento do trânsito intestinal. “As fibras, quando ingeridas, não são absorvidas pelo nosso organismo, são eliminadas nas fezes, por isso existe a relação entre fibras e bom funcionamento intestinal”, elucida a nutricionista Thais Villaça. Mas é preciso cuidado! Ao ingerir fibras, é necessário garantir o consumo de água para evitar o efeito contrário: a formação de massa fecal seca e com pouca mobilidade, que causa prisão de ventre.

SAIBA MAIS

Dicas para mudar os hábitos e emagrecer
Aprenda a decifrar os rótulos dos alimentos e tenha uma alimentação mais saudável
Conheça os benefícios das fibras para o organismo

AJUDA NA PREVENÇÃO DE DOENÇAS

Além de ser rico em fibras, o arroz integral conserva maior quantidade de outras substâncias. “Ele é fonte de carboidratos, nosso primeiro ‘combustível’ para dar energia ao corpo”, garante Julia. As gorduras presentes em sua composição são, predominantemente, insaturadas (boas). A profissional ainda aponta que o grão contém minerais, como o fósforo, que ajuda na geração de energia e funcionamento adequado dos órgãos – inclusive do cérebro; potássio, que pode prevenir doenças cardiovasculares, ansiedade e estresse; e magnésio, que entre outras funções, é essencial na formação de ossos e alivia os sintomas da TPM. As vitaminas que se destacam são as do complexo B e a vitamina E. “As primeiras desempenham um importante papel na produção de energia do corpo humano e na proteção do sistema imunológico. A vitamina E, por ser antioxidante, atua na prevenção do envelhecimento precoce e de doenças cardiovasculares, câncer e diabetes”, afirma Julia.

CONSULTORIA: Fernanda Marques, nutricionista; Julia Granje, nutricionista; Thais Villaça, nutricionista e personal diet. FONTE: Tabela Brasileira de Composição de Alimentos (TACO) da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.