Ar-condicionado sem manutenção significa um grande vilão para saúde

Alguns cuidados importantes precisam ser tomados em relação a limpeza e manutenção do ar-condicionado. Confira mais sobre assunto e veja o que fazer!

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 16/05/2017 às 12:15
Atualizado às 13:52

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O ar-condicionado vai muito bem no verão, não é mesmo? Porém, é muito importante ter alguns cuidados em relação a manutenção e limpeza do equipamento durante todo o ano. Segundo a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp), a ausência de limpeza do ar-condicionado pode acarretar problemas de saúde. Além disso, quem já sofreu com alguma doença respiratória (asma e bronquite, por exemplo), pode ter seu quadro agravado ou seus sintomas instigados.

mulher gripada

Doenças respiratórias podem ser agravadas por conta da má manutenção do ar-condicionado Foto istock.com/getty images

Segundo dados da Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento), uma pessoa respira cerca de 10 mil litros de ar por dia e passa 85% dele dentro de ambientes fechados, estes normalmente climatizados, como hospitais, escritórios, bancos, carros, residências, entre outros. Por essa razão, os especialistas da Abralimp ressaltam que a limpeza dos aparelhos é de extrema importância, tanto do filtro como também da parte externa, uma vez que as sujeiras e poeira acumulados dentro do equipamento podem ser aspiradas para dentro do sistema e, consequentemente, levadas junto com o ar para o ambiente fechado, entrando nas vias respiratórias.

Mulher ligando o ar-condicionado

Caso não saiba limar por conta própria procure um técnico para a limpeza Foto: iStock.com/Getty Images

O assunto é tão importante que faz parte da legislação que determinou um conjunto de regras voltado para garantir a qualidade do ar em ambientes climatizados. A orientação é para que empresas e condomínios contratem técnicos ou um estabelecimento especializado para realizar a limpeza dos aparelhos periodicamente. A limpeza deve ser feita sem improvisos. Por isso, recomenda-se que o trabalho seja realizado por mão de obra especializada, que ajuda a garantir a higienização correta. Os especialistas ainda ressaltam que as empresas ou estabelecimentos que seguirem essas normas certamente estarão garantindo que a saúde das pessoas não seja comprometida, além de aumentar a vida útil dos aparelhos e reduzir o consumo de energia.

Texto Redação Alto Astral

Leia também:

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.