3 truques para aproveitar melhor os nutrientes das frutas

Frutas são nutritivas e muito importantes para manter a saúde e a boa forma. Mas qual a melhor maneira de aproveitar seus benefícios? Confira 3 truques

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FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 19/10/2016 às 09:01
Atualizado às 11:45

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As frutas são alimentos importantes para a saúde, pois contêm nutrientes que equilibram o funcionamento do organismo.
Algumas são ricas em água, que hidrata o corpo; outras são fontes de antioxidantes, que combatem a oxidação das células.Existem também as frutas que possuem fibras, ajudam a normalizar o funcionamento do intestino, evitando prisão de ventre e inchaço abdominal. Elas controlam a fome, fazendo com que você não cometa exageros quando se sentar à mesa para comer. Além disso, as frutas combatem a retenção hídrica, auxiliam na eliminação das toxinas que emperram o emagrecimento e aceleram o trabalho do metabolismo (queima de calorias).
Mas como aproveitar melhor todos os nutrientes das frutas? Confira nossas 3 dicas:
Tigela de salada de frutas

FOTO: Shutterstock

Coma com a casca!

“As cascas das frutas também possuem nutrientes e, muitas vezes, apresentam um teor maior de fibras do que as polpas”, comenta Rebeca Benares, nutricionista. Frutas como ameixa, uva e damasco (in natura ou secas), maçã, carambola, tâmara, figo, maracujá, goiaba e laranja-pera com bagaço são as que têm maior índice dessas substâncias, ideais para fazer seu intestino funcionar corretamente.

Modo de conservar

Para um melhor aproveitamento dos benefícios das frutas, é indicado que elas sejam armazenadas de forma individual e inteiras na geladeira. Quando já estiverem cortadas ou descascadas, devem passar por uma nova higienização antes do consumo. Para ajudar na conservação, adicione algumas gotinhas de limão para evitar o escurecimento da polpa.

Na hora de adoçar

  • Consumir as frutas in natura ou na forma de suco é o mais recomendado. Mas quando sentir necessidade de adoçar a bebida (ou fruta), prefira os adoçantes naturais, como o mel que é mais saudável e saboroso, e o adoçante de stévia, que é 300 vezes mais doce que a sacarose. Mesmo assim, não abuse!
  • Diabéticos devem evitar o consumo de mel e, quando necessário, fazer uso de edulcorantes naturais, como a stévia pura.
  • Não é recomendado o consumo do mel por crianças menores de 1 ano.

FONTE: Rebeca Benares, nutricionista 

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