Descubra o segredo para você aproveitar melhor o tempo

Está com dificuldades para gerir o tempo na sua rotina? Veja dicas para ter mais autocontrole e aproveitar melhor o dia a dia

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 01/03/2017 às 10:20
Atualizado às 12:37

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Mesmo que controlar o tempo pareça parte de algum roteiro de ficção científica saído direto de Hollywood, essa é uma capacidade que está ao seu alcance e, acredite, sem precisar fazer muito esforço ou ter superpoderes. A professora de psicologia Mirthis de Abreu ressalta que a questão não é alterar a percepção do tempo, mas obter um maior autocontrole para conseguir lidar com fatores subjetivos que sua passagem proporciona e poder aproveitar mais.

“Quando um indivíduo é muito ansioso, estressado ou até mesmo sem energia para realizar suas tarefas, é importante desenvolver e buscar atividades alternativas para que possa, de uma forma saudável, aprender a lidar com o tempo”, indica a docente.

mulher morena segurando relógio aproveitar tempo

Foto: iStock.com/Getty Images

Para obter um maior autocontrole, práticas como a meditação e exercícios para amplificar a capacidade de concentração são recomendados para ter mais foco no dia a dia e aproveitar melhor o tempo disponível. “É importante trabalharmos essa percepção no cérebro, pois a satisfação de ver o tempo rendendo e ajuda a perceber que estamos no controle de nossas próprias vidas e não refém das circunstâncias“, aconselha a especialista em gestão do tempo Tathiane Deândhela.

Porém, como explica a professora de psicologia Priscila Salgado, “isso não quer dizer que o tempo cronológico vai passar mais rápido, mas que teremos a sensação subjetiva de ter aproveitado melhor o tempo”.

Uma última dica é não seguir o pensamento “por que deixar para fazer amanhã o que eu posso fazer depois de amanhã?”. A procrastinação e o tempo se tornam aliados quando o assunto é prejudicar sua produtividade, “pois deixar as coisas para depois aumenta a percepção de que o tempo tem controle sobre a vida da pessoa, uma vez que ela sofre com as consequências de deixar tudo para um momento posterior”, alerta o médico e especialista em saúde mental Ricardo Frota.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Giovane Rocha/Colaborador – Consultorias: Mirthis de Abreu, professora de psicologia; Priscila Camile Barioni Salgado, professora de psicologia; Ricardo Frota, médico e especialista em saúde mental; Tathiane Deândhela, master coach, especialista em gestão do tempo

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.