ESTILO DE VIDA

Aprender a se alimentar é a melhor forma de perder peso

Dicas para quem quer optar pela reeducação alimentar para emagrecer, aprender a se alimentar, perder peso e mantê-lo por toda a vida

None
Foto: iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 27/07/2016 às 19:39
Atualizado às 14:20

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Enquanto as dietas têm um início e um fim, sempre com o objetivo de torrar aquelas gordurinhas sobressalentes de forma imediata, a reeducação alimentar segue por uma outra lógica, pois, seu resultado pode até demorar mais para aparecer na balança, mas deve ser seguida continuamente e não visa somente perder peso, mas uma manutenção do peso por toda a vida. Indiferente do método escolhido, o importante é estar consciente do processo e aprender a se alimentar bem. No entanto, se você quer tentar seguir pelo caminho da reeducação e, siga as dicas abaixo!

Conte com a ajuda de um profissional

Tanto em uma dieta quanto em uma reeducação alimentar, antes de começar é preciso contar com o acompanhado de um nutricionista, que vai ajudar a montar o cardápio e a quantidade de alimentos que devem ser ingeridos baseado no seu estado de saúde, peso, idade, gênero e o nível de atividade física.

Reeducação alimentar para emagrecer

Foto: iStock.com/Getty Images

Alimente-se menos, várias vezes ao dia

Ficar horas sem comer não faz bem nem para a saúde e muito menos para o andamento da dieta. Sabe por quê? Fazer diversas refeições ao longo do dia é o mais adequado. “Na reeducação alimentar é indicado comer a cada 3 horas, pois aumenta o metabolismo e a absorção dos nutrientes”, explica a nutricionista Ana Raquel Bucar, do Espaço Nutriente.

Equilibre a saúde para perder peso

Nem sempre é preciso fazer uma mudança brusca na rotina, basta se alimentar de forma mais saudável e equilibrada. Em muitos casos, é possível continuar comendo o que gosta, mas de maneira controlada. “Quando o organismo tem uma grande oferta de alimentos densos em nutrientes, a saciedade é maior e a necessidade de comer guloseimas desaparece”, explica a nutróloga e médica ortomolecular Tamara Mazaracki, do Rio de Janeiro. Dessa forma, você consegue perder peso sem comprometer a saúde.

Comer com disciplina garante mais disposição

Não apenas a silhueta, mas o bem-estar também é promovido quando se come com disciplina. “A reeducação alimentar é a chave que abre as portas para uma vida saudável. Quem aprende a comer certo fica livre de dietas ioiô, sente muito mais energia, malha melhor, fica com o cérebro mais ágil e a pele mais bonita”, explica a nutróloga.

SAIBA MAIS

Como saber se o que eu sinto é fome e não gula?

5 hábitos que estão atrapalhando a sua dieta!

Pense magro: dicas de motivação para não sair da dieta

O que não pode faltar no cardápio

Frutas, hortaliças, legumes, grãos, cereais integrais e proteínas magras não podem faltar no seu cardápio. “Esses alimentos contêm um verdadeiro arsenal de substâncias poderosas – fitonutrientes, vitaminas e sais minerais – com ação antioxidante e antienvelhecimento”, afirma Tamara. Além deles, a nutróloga também indica investir nos alimentos fermentados, como o iogurte, que contribuem para o bom funcionamento do intestino e blindam o sistema imunológico.

Consultoria: Ana Raquel Bucar, nutricionista do Espaço Nutriente, www.espaconutriente.com.br; Tamara Mazaracki, nutróloga e médica ortomolecular do Rio de Janeiro, www.tamaramazaracki.med.br