Connect with us

O que você está procurando?

A memória é uma parte muito importante da nossa vida. Contudo, para estimular essa função cognitiva à sua capacidade máxima, é preciso empenho.
- Foto: Freepik

Aprender coisas novas é uma forma de estimular a memória: confira!

A memória é uma parte muito importante da nossa vida. Contudo, para estimular essa função cognitiva à sua capacidade máxima, é preciso empenho.

O neurologista Leandro Teles afirma que “memorizar bem não é necessariamente memorizar mais, mas sim memorizar melhor”. Por isso, para estimular essa função cognitiva à sua capacidade máxima, é preciso empenho. “Organizar a informação com eficiência e velocidade, conseguir extrair a essência e evitar aspectos irrelevantes de determinadas vivências, com isso aumentando o rendimento na evocação, sem brancos, confusões ou perdas constrangedoras. Todo mundo consegue melhorar, mas precisa se dedicar, alterar hábitos de vida e estabelecer novas rotinas cognitivas”, conclui o especialista.

Novas tarefas

Aprender coisas novas e tentar executar as mesmas funções de uma maneira diferente é uma forma de estimular o bom funcionamento cognitivo. O neurologista Leandro Teles explica que “O trabalho de facilitação de memorização visa sempre desligar um pouco o piloto automático e tomar as rédeas do processo, criando links associativos, fazendo analogias, amplificando e diferenciando o estímulo em questão, avisando o cérebro da importância de memorizar e estabelecendo caminhos para propiciar uma evocação facilitada”. Algumas técnicas de estudo se mostraram mais eficazes em estudos que outras.

mulher, sentada, tablet, estimular, memória

Foto: Freepik

Ciência

Por exemplo, uma pesquisa feita pela Pardue University, nos Estados Unidos, mostrou que aplicar testes em si mesmo ajuda na memorização de uma matéria. Sessões de aprendizagem espaçadas também se mostraram mais eficazes em uma pesquisa feita na Universidade da Califórnia. Além disso, quanto mais profundamente você compreende um assunto, mais ele fica registrado em sua memória. Ou seja: quando você continua estudando mesmo quando já aprendeu o tema, você reduz a interferência de outras memórias no assunto, e passa a estimular um aprendizado mais eficiente.

LEIA TAMBÉM

Texto: Redação Edição: Angelo Matilha Cherubini

Consultorias: Leandro Teles, neurologista.

Advertisement

Estilo de vida

Boas formas de treinos cognitivos em casa são apostar em jogos da memória, procurar memorizar listas de compras e telefones e fazer palavras cruzadas.

Estilo de vida

A prática realmente leva à perfeição ou é necessário um talento natural para se destacar como atleta? Pesquisadores apontaram a resposta para essa questão

Estilo de vida

A prática de qualquer esporte exige mais de determinadas capacidades cerebrais. Mas até que ponto os atletas possuem um cérebro mais desenvolvido?

Estilo de vida

Essa tradição chegou com tudo ao nosso país – são diferentes escolas do Budismo que chegaram desde o início da imigração em território brasileiro

Estilo de vida

Conheça as possíveis explicações científicas para a brincadeira do copo e outros jogos que envolvem invocação de espíritos e assustam as pessoas

Receitas

Aprenda a fazer uma deliciosa receita de cação ao molho de manjericão com refogado de espinafre. Fica pronto em menos de uma hora! Confira a receita!

Entretenimento

Será que a verdadeira história seria Adão e Lilith? Conheça a teoria que diz que Eva não foi a primeira mulher a ser criada por Deus!

Entretenimento

Após anos e anos de pesquisa, trechos da Bíblia permanecem obscuros. Conheça o mistério escondido por trás da história da Arca de Noé!