Connect with us

O que você está procurando?

Apesar de todos os benefícios, perdoar pode ser uma tarefa complicada. Confira algumas dicas para desenvolver a iniciativa de perdão em você.
- O ato de perdoar pode parecer simples, mas pode trazer muitos benefícios. Foto: Shutterstock Images

Aprendendo a perdoar: o caminho certo para uma vida melhor

Apesar de todos os benefícios, perdoar pode ser uma tarefa complicada. Confira algumas dicas para desenvolver a iniciativa de perdão em você.

A palavra perdão é, geralmente, associada ao cristianismo, sendo esse grande propagador da cultura do perdoar. Nesse contexto, diversos salmos e passagens bíblicas abordam o assunto sob o viés religioso.

A psicologia, porém, vem se interessando cada vez mais pelo assunto e, desde então, diversos estudos foram desenvolvidos pensando o perdão. Sabe-se que o perdoar faz bem, não só para quem é perdoado, mas principalmente para quem perdoa. Os benefícios são diversos, sendo importante para a saúde e o bem-estar. Mas o que lhe impede de perdoar alguém? Por onde começar? E por que é importante desenvolver esse costume? Confira a seguir explicações sobre como processar o perdão da melhor maneira possível.

Por que perdoar?

A falta de perdão impacta amplamente na qualidade de vida. “O estresse gerado por ressentimentos e mágoas abalam o sistema imunológico, acarretando em doenças e males físicos. Pessoas que sabem perdoar são mais saudáveis e felizes”, conta Semadar. Essas pessoas correm menos riscos de ataques cardíacos, desenvolvem uma maior autoestima e melhores relações interpessoais.

Não é fácil, mas é preciso

O perdão não é algo simples de ser desenvolvido. Demanda tempo, paciência e autocontrole, mas os ganhos com esse processo são impagáveis. “Perdoar é algo que não costuma ser fácil, principalmente quando o ressentimento for causado por algo grave, mas que deve ser encarado como um processo, algo que precisa ser desenvolvido após ser compreendido seus benefícios e a importância de ser buscado”, aponta Semadar Marques.

imagem de um casal comemorando representando o ato de perdoar

Foto: Vinicius Tupinamba / Shutterstock.com

Perdão exterior

O problemático perdão exterior consiste na superficialidade do perdão e, muitas vezes, funciona como uma forma de magoar o agressor, para que se possa parecer superior. Apesar de ajudar a amenizar de alguma forma, não resolve as questões emocionais internas e o estresse causado pelo ressentimento. Ou seja, os principais objetivos do processo do perdão, que são a saúde mental e o bem-estar, não foram atingidos.

Perdão emocional

O perdão emocional é aquele que promove benefícios verdadeiros. Esse, exige muito autoconhecimento e o que é chamado pelo método REACH de “alteração a nível interpessoal e de comportamento”.

O melhor caminho para desenvolver o perdão é investir na sua autoestima, saúde e no seu autoconhecimento. Comece perdoando a si mesmo pelos erros que comete. Coloque-se no lugar daquele que errou com você e desenvolva a empatia profunda para que o ato de perdoar não seja em vão.

Texto: Redação Alto Astral

Consultoria: Semadar Marques, educadora e palestrante especialista em empatia, propósito de vida e inteligência emocional.

LEIA TAMBÉM

Advertisement

Moda & Beleza

Laços de cabelo deixam qualquer look mais bonito, não é mesmo? Então confira diferentes modelos que vão te inspirar ainda mais na hora de se arrumar

Entretenimento

O reboot de Cavaleiros do Zodíaco na Netflix ainda não tem data de estreia, mas já é certo que deve ter 12 episódios de 30 minutos cada

Moda & Beleza

Confira as dicas do cabeleireiro das estrelas, Wanderley Nunes, para deixar seus cabelos bonitos mesmo enquanto você dorme!

Moda & Beleza

Quem é apaixonada pelo tema pode aproveitar uma viagem para conhecer um dos museus de moda mais famosos do mundo! Veja quais são!

Receitas

Veja nossa seleção deliciosa de receitas de filmes infantis! Tem o macarrão da Dama e o Vagabundo, o famoso Ratatouille e até a lasanha do Garfiled!

Moda & Beleza

Mais uma peça que não pode faltar no seu guarda-roupa se você quer ter estilo nesse inverno: as jaquetas forradas de lã. Confira 13 looks!

Estilo de vida

A bicicleta tem se mostrado grande aliada do emagrecimento e fortalecimento dos músculos, já que são treinos dinâmicos e intensos! Invista nesse objetivo

Estilo de vida

Conheça as propriedades e nutrientes que fazem da castanha-do-pará um alimento tão poderoso e importante para a saúde do corpo