ESTILO DE VIDA

Aprenda a lidar com seu filho adolescente de forma tranquila

Especialista orienta os pais de filho adolescente qual é a melhor forma de abordar temas polêmicos e evitar atritos com eles!

None
Adolescentes precisam de espaço | FOTO: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 04/05/2017 às 09:02
Atualizado às 12:46

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Pais que têm filho adolescente, algumas vezes, não sabem qual é a maneira correta de abordar assuntos pertinentes da idade. Por isso, Mônica Pessanha, psicopedagoga e psicanalista de crianças e adolescentes, fez um guia para você entender melhor essa fase!

Guia da convivência com o filho adolescente

• Um traço característico da adolescência é seu afastamento dos pais e perda da percepção de vê-los como heróis. Isso pode ser doloroso e preocupante para alguns pais, mas acreditem: os adolescentes precisam desse espaço.

• Isso porque eles necessitam crescer em independência e autonomia. Eles precisam disso para descobrirem a si mesmos como seres separados de sua família. É muito valioso respeitar esse momento deles.

• Embora seja difícil deixar o adolescente sozinho, especialmente quando há comportamentos que preocupam os pais, é necessário criar limites – para você e para eles.

• Tais limites podem ser estabelecidos de maneira formal ou mesmo informalmente conforme você, como pai ou mãe, achar necessário.

• Certifique-se de que eles estão cientes de que você vai respeitar esses limites que você definiu para si mesma.

LEIA TAMBÉM: