ESTILO DE VIDA

Aprenda a escolher, higienizar e armazenar a batata-doce

Aprenda a escolher, higienizar e armazenar a batata-doce, pois isso ajuda nos benefícios que o seu corpo vai ganhar ao consumi-la. Veja como fazer!

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Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 28/09/2016 às 18:47
Atualizado às 20:57

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Apesar da fama, a produção de batata-doce ainda é pequena e não conquistou uma agricultura moderna e com adubação. Por isso, muitas vezes, acabamos encontrando unidades machucadas e até podres nas bancas dos supermercados e das feiras. Saber escolher a raiz, prepará-la e acondicioná-la faz toda a diferença na hora de apreciar o sabor adocicado e absorver todos os nutrientes. Confira algumas dicas!

Batata-doce

Foto iStock.com/Getty Images

DA SUA MANEIRA

Algumas pessoas preferem comprar os vegetais em feiras, pois acreditam que os alimentos são mais saudáveis que nos supermercados. Mas a nutricionista Jacqueline Anversa explica que não há diferenças entre as batatas compradas nesses dois tipos de comércio. Isso porque a qualidade do alimento vai depender de como o fornecedor/produtor cuida do solo, realiza o armazenamento e outras prudências que acabam interferindo no valor nutricional da raiz.

DICAS

A nutricionista afirma que dificilmente você encontrará as batatas sem riscos ou com pequenos buracos. Mas ela alerta que essas características não significam que o alimento é de má qualidade. Isso ocorre porque, no momento da colheita, seja manual ou através de máquinas, elas acabam sofrendo impactos e ficam com escoriações. Jacqueline também explica que, no caso das batatas-doce, quanto mais viva a cor, maior a qualidade nutricional. Elas devem ser firmes e a casca deve estar com aparência lisa e fina. “Evite aquelas com manchas escuras muito grandes, pois no momento da higienização, haverá uma perda maior do alimento”, complementa.

TCHAU, SUJEIRA!

Após escolher de acordo com as orientações, a higienização é fundamental. O ideal é usar uma escova reservada para a limpeza de alimentos, esfregando todos os cantinhos da casca do tubérculo em água corrente. Depois de lavar bem, a nutricionista orienta a cortar as partes que estão danificadas, com buracos ou manchas, para evitar a alteração na textura ou no sabor do alimento.

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GUARDE CORRETAMENTE

“O ideal é que ela não fique muito tempo dentro da geladeira em temperaturas muito baixas, para que o seu miolo não fique duro demais”, explica Jacqueline. A nutricionista recomenda comprar a raiz em pequenas quantidades e armazenar na parte de verduras do refrigerador – sem saco plástico, para evitar ressecamento.

NA PANELA!

Cozinhe o alimento quando ainda estiver com casca, já que ela serve de proteção para evitar a perda de nutrientes. Coloque as batatas inteiras na panela e após o cozimento, descasque. E o alimento não deve ser consumido cru, “pois além do sabor ficar prejudicado, a textura fica ruim e a disponibilidade do amido resistente não será aproveitada”, explica a nutricionista. Para quem deseja emagrecer, as melhores maneiras de consumo são cozidas ou assadas.

Consultoria Jacqueline Anversa, nutricionista