Aprenda a fazer horta em vasos

Espaço pequeno e falta de quintal não são mais empecilhos para você cultivar uma horta

None
FOTO: Fernando Gardinali

por Redação Alto Astral
Publicado em 05/09/2016 às 12:33
Atualizado às 14:36

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Muita gente tem vontade de cultivar os próprios vegetais e temperos, mas reclama que não pode por falta de espaço ou local apropriado. Agora isso não é mais desculpa! No livro Horta em vasos – 100 cartas com dicas e plantas ideais para cultivo, da Matrix Editora, Carol Costa, apresentadora do programa Mais Cor Por Favor, do GNT, e colunista da band.com, ensina você a montar sua própria horta.

vasos coloridos com temperos

FOTO: Fernando Gardinali

Do que você vai precisar

Compre as ferramentas à medida que as plantas forem crescendo. Todos os materiais podem ser encontrados em garden center, floricultura, casa agrícola, grandes supermercados e até na internet. A lista está em ordem de prioridade: sementes ou mudas de hortaliças; substrato para mudas; composto orgânico ou húmus de minhoca (são adubos orgânicos); pedrisco ou argila expandida; jornal ou manta de drenagem; vaso ou jardineira (de barro ou plástico com furos embaixo); borrifador; pá de jardinagem; regador; tesoura de colheita; casaca de pínus, aparas de grama ou outras palhinhas; tesoura de poda; varetas de bambu ou palitos de churrasco; araminhos encapados (de pacote de pão de fôrma); óleo de neem.

Horta de muda ou de semente?

Há duas maneiras de ter horta em vasos: a partir de mudas já crescidas ou de sementes. Cada uma tem seus prós e contras. Comece da muda se: não tem experiência nenhuma com plantas; é ansiosa e quer colher tudo logo; não dispõe de nenhum local com sol direito.Comece de semente se: já plantou qualquer coisa na vida; quer acompanhar a horta desde “bebê”; pretende manter um cultivo 100% orgânico.

VEJA TAMBÉM:

Plantas: veja qual a melhor opção para você cultivar

Berinjela: aprenda como plantar em casa!

Agrotóxicos: saiba quais são os 10 alimentos mais contaminados

Como montar o vaso ou a jardineira

A horta é feita em camadas que favorecem o crescimento das raízes e o escoamento da água: tampe os furos com pedaços de jornal ou manta de drenagem; coloque um dedo de pedras ou argilaexpandida; corte a manta de drenagem e cubra as pedras com ela; à parte, misture o substrato com o adubo orgânico escolhido (húmus ou composto); encha o vaso até a metade com essa mistura. Se for usar muda, tire a planta do saquinho em que ela veio sem desfazer o torrão de raízes. Posicione a muda no meio do vaso e complete com a mistura de substrato e adubo, tomando o cuidado de não enterrar o caule e as partes verdes da planta. Se for usar semente, encha o vaso com substrato e adubo. Com a ponta do dedo, faça buracos rasos, distantes uns 10cm uns dos outros. Em cada um, coloque três sementes − quanto menores, menos elas devem ser “afundadas”. Salpique substrato por cima. Está pronto!

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.