Connect with us

O que você está procurando?

Facebook Twitter Instagram Youtube pinterest
Alto Astral
Escolher o tênis ideal para a prática de atividades físicas pode fazer toda a diferença no seu desempenho
O uso de tênis inadequado pode gerar lesões - Foto: Shutterstock

Estilo de Vida

Aprenda escolher o tênis certo para sua atividade física

Escolher o tênis ideal para a prática de atividades físicas pode fazer toda a diferença no seu desempenho

Os tênis são indispensáveis durante a prática de atividade física, pois ajudam a proporcionar conforto e sustentação aos pés. Dessa forma, escolher o calçado incorreto pode prejudicar diretamente o seu desempenho e aumentar o risco de lesões. 

Para evitar esses problemas, o ortopedista Dr. Marcos Cortelazo, especialista em joelho e traumatologia esportiva e membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), explica como escolher um modelo de tênis ideal para sua rotina de exercícios

Tênis para caminhada e corrida

Apesar de parecidas, caminhada e corrida são modalidades que exigem tênis com características distintas para serem praticadas com segurança. “Os tênis para corrida, no geral, são mais leves e possuem um sistema de amortecimento mais sofisticado. Já os tênis de caminhada, além de serem mais pesados, costumam ter solas mais robustas”, diz o médico.

Além disso, é importante atentar-se ao solo para qual o calçado é projetado, já que pode ter composição, tamanho e estrutura de acordo com o local em que o exercício será praticado. Também é essencial evitar realizar esse tipo de atividade física sem a utilização de um calçado. 

 “Correr descalço aumenta o impacto sobre as articulações e sobre uma estrutura chamada fáscia plantar, o que pode levar a dores articulares e a famosa fascite plantar, causa frequente de dor e limitação. Existe também o risco de traumas nas partes moles, com cortes e ferimentos”, alerta.

Musculação exige tênis estáveis

Outra atividade que exige um tênis específico é a musculação. “Os tênis projetados para a prática de musculação devem proporcionar estabilidade e suporte durante exercícios de levantamento de peso e treinamento de força. Por isso, suas principais características são: sola plana, suporte no calcanhar, parte superior resistente, ajuste firme e flexibilidade adequada”, aconselha o Dr. Marcos Cortelazo.

O profissional, novamente, ressalta que o exercício não deve ser realizado sem calçados. “Praticar musculação descalço aumenta o risco de traumas diretos e, principalmente, de instabilidades, podendo levar a torções com traumatismos articulares e até lesões de ligamentos do pé e tornozelo, dependendo da demanda e da carga praticada nos exercícios”, afirma.

Quando trocar o calçado?

De acordo com o especialista, o tempo de vida útil dos tênis pode variar bastante de acordo com a frequência e a intensidade do uso, distância percorrida, superfície em que é usado, peso do corredor, qualidade do amortecimento e até biomecânica individual. 

“No geral, estima-se que um tênis de corrida dure, aproximadamente, 480 a 800 km. A taxa de impacto de um corredor começa a aumentar com 65% da vida útil sugerida e aumenta drasticamente após 110%”, detalha ele. Conforme o médico, entre os sinais que indicam o fim da vida útil de um tênis, estão:

  • Desgaste da sola;
  • Perda do amortecimento;
  • Mudança no padrão da pisada;
  • Surgimento de desconforto ou dor.

“Para fazer os tênis durarem mais, uma ótima dica é realizar o rodízio dos pares, o que aumenta consideravelmente sua vida útil”, diz o ortopedista.

Consulte um ortopedista

Dada a variedade de atividades físicas existentes e tipos de tênis disponíveis no mercado, na dúvida, o melhor é buscar a orientação de um ortopedista, que poderá recomendar a melhor opção para o seu caso.

“Vale ressaltar ainda que o uso de meias, apesar de não ter influência na questão do impacto, é recomendado, pois, caso contrário, pode ocorrer fricção (atrito) sobre determinadas saliências dos pés, com surgimento de bolhas, feridas ou calosidades”, conclui o especialista.

Mais notícias como essa

Horóscopo

Querendo saber de TUDO que os próximos sete dias prometem? Descubra agora, no Horóscopo Semanal do João Bidu

Saúde

Artista revelou que sofre de psoríase no couro cabeludo desde a infância; médico explica os sintomas e tratamento

Pets

Médica veterinária lista os cuidados e itens necessários para garantir uma tutela responsável; confira quais são

Estilo de Vida

Para tomar melhores decisões é necessário que o corpo esteja descansado e a mente livre de preocupações; entenda