Connect with us

O que você está procurando?

Esse é um marco importante na vida da criança e dos pais e precisa ser tratado com carinho: saiba como iniciar o desfralde sem neura!
- FOTO: Shutterstock. O desfralde é um marco importante na vida da criança

Aprenda como iniciar o desfralde sem neura!

Esse é um marco importante na vida da criança e dos pais e precisa ser tratado com carinho: saiba como iniciar o desfralde sem neura!

Como iniciar o desfralde é uma dúvida constante para os pais, já que esse é um marco importante na vida da criança, pois é a partir daí que ela começa a desenvolver sua autonomia e senso de responsabilidade. Viviani Zumpano, neuropsicopedagoga da NeuroKinder, explica que paciência, carinho e atenção são essenciais para que tudo seja feito sem traumas. Veja as dicas!

criança pegando papel higiênico

FOTO: Shutterstock. O desfralde é um marco importante na vida da criança

Idade certa

“Recomenda-se começar o desfralde a partir dos 18 meses. A criança nessa fase já está cognitivamente mais desenvolvida para compreender o processo. Antes disso, o sofrimento é maior, tanto para a criança, quanto para os pais”, explica Viviani, que também propõe que a criança já consiga pronunciar algumas palavras para facilitar o momento. “Mas não é uma condição mandatória para começar, pois é possível tirar as fraldas de bebês com atraso na fala”, ressalta.

Como iniciar o desfralde em casa

“Para começar, use um penico ou privadinha. É importante que a mãe ou o cuidador realize os rituais, como jogar o xixi no vaso sanitário, dar descarga, limpar com o papel higiênico e lavar as mãos. Quando a criança já estiver bem segura no uso do penico, os pais podem incentivar o uso do vaso sanitário com o adaptador”, comenta a especialista. Outra dica é deixar a criança ver os pais usando o banheiro, para reforçar o incentivo e servir de modelo de imitação.

Escapes acontecem

“Ninguém precisa parar de sair por causa do desfralde. A recomendação é usar a fralda e levar a criança ao banheiro vá- rias vezes. Isso evita frustração ou situações embaraçosas para a criança e para os pais quando vão a lugares públicos”, ensina a neuropsicopedagoga. Quando houver escapes, é importante agir de forma natural e jamais xingar ou brigar com a criança. “Muitas podem chorar e ficar ansiosas quando fazem xixi em lugares inapropriados. Cabe aos pais acalmar, explicar que isso acontece, limpar e incentivar o uso do penico ou do banheiro”, orienta.

Papel dos pais

A criança não tem noção que deve ir ao banheiro quando sente vontade, por isso, precisa ser incentivada a todo momento. E os elogios precisam acontecer quando as coisas saem como planejado. “Ela vai entender que está fazendo algo bom e tende a repetir o processo, e isso vale para qualquer atividade, incluindo o desfralde”, finaliza.

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Sabe quando seu filho discorda de tudo o que você fala? Ele pode estar sofrendo de Transtorno Opositivo Desafiador! Entenda o que é!

Estilo de vida

Veja como conseguir que seu filho durma durante toda a noite, além de dicas que ajudam você a melhorar a qualidade de sono do bebê!

Estilo de vida

Separamos as principais informações sobre a melhor maneira de iniciar essa conversa delicada sobre drogas com a criança ou o adolescente. Venha ver!

Estilo de vida

Vai subir ao altar, mas a grana está curta? Aprenda a fazer uma festa de casamento econômica e surpreenda seus convidados!!!

Estilo de vida

Aprenda a fazer uma linda bailarina de feltro, é superfácil. Essa bonequinha pode inspirar a sua pequena dançarina ou fazer você ganhar uma graninha!

Estilo de vida

Que tal aprender a fazer e a embalar bem-casados? Eles são tradicionais e ótimas lembrancinhas de casamento ou nascimento.

Estilo de vida

O bordado livre está em alta de novo! Sabia que é possível fazer acessórios utilizando a técnica? Veja o passo a passo de um pingente de cacto supermoderno!

Estilo de vida

Faça você mesma esse lindo bolo fake de princesa! Você pode usar na decoração das suas festas, alugar para vários clientes ou até vender!