ESTILO DE VIDA

Apoio da família é fundamental para superar a depressão

Vencer a depressão sem o apoio de outras pessoas é uma tarefa complicada. Nesse contexto, a família tem um papel fundamental durante o tratamento.

None
FOTO: Shutterstock.com

por Redação Alto Astral
Publicado em 08/09/2016 às 19:01
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

A depressão não é brincadeira. Segundo a Organização Mundial da Saúde, ela é a doença mais incapacitante do mundo. E superá-la não é tarefa fácil. Em primeiro lugar, indicam os especialistas, é preciso deixar claro que o ato de aceitar que se está em um quadro depressivo não é fácil. “A depressão é um processo muito íntimo, no qual a pessoa rejeita qualquer coisa que venha de fora do seu mundo interno”, explica a psicanalista Cristiane Vilaça.

Muitas vezes, essa dificuldade de assumir o momento difícil também acaba influenciando na capacidade de comunicação. A psicanalista Beatriz Breves complementa que, na maioria dos casos, “isso ocorre porque a pessoa deprimida, geralmente, não consegue encontrar força nela mesma para solicitar ajuda”.

O apoio da família é fundamental para superar a depressão

FOTO: Shutterstock.com

Nessa fase, sem conseguir reconhecer a necessidade de recorrer a outros indivíduos, ele se fecha cada vez mais; e é aí que o quadro gera mais preocupação. Segundo Cristiane, a busca por apoio tardia é prejudicial porque “a pessoa com depressão só irá entender que está em uma situação que necessita de ajuda quando a dor emocional já se tornou insustentável”.

O poder da família

Vencer a depressão sem apoio é uma tarefa muito complexa. Segundo a psicanalista Beatriz Breves, “é importante que a pessoa seja compreendida, não se deixando levar pela impotência que às vezes essa situação impõe”. Por isso, a família tem um papel fundamental no suporte ao paciente depressivo, já que juntos podem desenvolver mais consciência sobre o transtorno. “Os familiares devem procurar informação e conhecimento sobre a doença, saber os benefícios do tratamento e os riscos de não realizá-lo”, ressalta o psicanalista Paulo Paiva.

Veja mais:

Seu cérebro pode ser um aliado para combater a depressão

Psicoterapia é uma importante aliada para superar a depressão

Eletroconvulsoterapia: técnica é indicada contra a depressão

Consultorias: Beatriz Breves, psicanalista e fundadora e presidente da Sociedade da Ciência do Sentir, no Rio de Janeiro (RJ); Cristiane Vilaça, psicanalista; Júlia Bárány, psicanalista; Maria Cristina de Stefano, psiquiatra; Paulo Paiva, psicanalista, coach e especialista em gestão de pessoas; Rodrigo Pessanha, psiquiatra.

Texto: Vitor Manfio/Colaborador – Entrevistas: Ricardo Piccinato – Edição: Augusto Biason/Colaborador