ESTILO DE VIDA

Aplicativo treina a memória de pessoas com esquizofrenia

Cada vez mais a tecnologia coopera para o desenvolvimento de tratamentos de transtornos mentais. Veja como um aplicativo auxilia na esquizofrenia

None
FOTO: Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 15/08/2016 às 18:49
Atualizado às 21:00

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Como melhorar a memória de pessoas com esquizofrenia? Um grupo de pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, desenvolveu o Wizard, um jogo capaz de treinar a memória desses pacientes. A novidade pode ajudar na melhora da qualidade de vida de pessoas com esquizofrenia, pois eles possuem a memória episódica afetada – que auxilia a lembrar de coisas recentes. Após passarem por um estudo utilizando o jogo durante quatro semanas, os pacientes cometiam menos erros e precisavam de menos tentativas para se lembrarem dos assuntos.

O game foi incorporado pelo aplicativo Peak, disponível gratuitamente nos sistemas Android e iOS. Com bases científicas, este aplicativo personalizado e de autoaperfeiçoamento ajuda o usuário a melhorar suas habilidades de memória, foco, solução de problemas, agilidade mental e linguagem – não apenas para quem sofre com esquizofrenia.

Com jogos divertidos e desafiadores, é preciso alcançar metas por meio de hábitos saudáveis de treinamento. Indicado para qualquer idade, o app disponibiliza avaliações de desempenho detalhadas, incluindo mapas cerebrais.

cérebro tecnológico - aplicativo

FOTO: Shutterstock Images

Mais aplicativos para a turbinar a memória!

  • Fit Brains Trainer
    Prometendo melhorar o QI e a QE (inteligência cognitiva e emocional), o app é um treinador do cérebro. Seu principal objetivo é estimular a memória, a velocidade de raciocínio e a lógica por meio de sessões de treinamento que se adaptam ao nível de cada usuário.
    Grátis
    AndroidiOS
  • Lumosity – Treinamento cerebral
    Desafiar a memória e solucionar problemas são os principais objetivos deste aplicativo. Combinando mais de 25 jogos cognitivos em programas de treino diário, o cérebro é motivado a funcionar além do normal do dia a dia. Os jogos, elaborados por cientistas, adaptam-se ao desempenho do usuário.
    Grátis
    AndroidiOS

  • inClass
    Focado em estudantes, seja no ensino básico ou de faculdade e pós-graduação, o app ajuda a organizar a vida acadêmica – um grande auxílio para não sobrecarregar a memória. Alarme de tarefas, criação de notas, visualizador de horários, importação de arquivos e lista de professores são algumas das ferramentas disponíveis.
    Grátis
    iOS

Leia também!

5 aplicativos para ajudar controlar a dieta

3 transtornos mentais não tão comuns (mas surpreendentes)

Texto: Natália Negretti – Edição: Giovane Rocha/Colaborador