ESTILO DE VIDA

Antienvelhecimento: veja alguns alimentos que possuem esse poder

O melhor remédio para o antienvelhecimento são os alimentos, em especial as frutas. Além de terem essa função, previnem outras doenças.

None
Foto iStock.com/Getty Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 20/09/2016 às 20:29
Atualizado às 20:57

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Certas frutas podem suavizar a ação do tempo contra o desgaste do corpo. Por serem ricas em substâncias chamadas de antioxidantes, elas desaceleram o envelhecimento do corpo. “Uma alimentação rica em antioxidantes é apontada como o melhor método de prevenção aos efeitos nocivos dos radicais livres. Certos minerais como zinco, cobre e selênio e principalmente as vitaminas E, C e o betacaroteno limpam o organismo, inibindo a atuação de alguns radicais livres”, explica o médico ortomolecular Antonio Fernandez.

Frutas, diversas, mamão, banana, melancia, maçã, manga, uvas

Foto iStock.com/Getty Images

Os radicais livres são substâncias naturais ao organismo, responsáveis pela manutenção de muitas funções do corpo. No entanto, quando estão desequilibradas ou em excesso, danificam o metabolismo, podendo trazer problemas de saúde, desde os mais leves, como rugas e enfraquecimento do sistema imunológico, até mais graves, como câncer e Alzheimer.

Abacate

A fruta é fonte de ômega-3, uma gordura benéfica ao organismo. Ela faz parte das membranas celulares presentes no cérebro, o que proporciona uma melhor troca de informações dos impulsos nervosos. Assim, o consumo de ômega-3 está diretamente ligado às atividades cerebrais, tais como memória, concentração, reflexo, ansiedade e estresse.

Frutas vermelhas

Foto Shutterstock.com

Frutas vermelhas

Frutas vermelhas como morango, amora, framboesa e cereja são grandes aliadas no combate a doenças degenerativas que afetam o cérebro, além de ajudar a manter a saúde do corpo como um todo. A vantagem vem de um antioxidante chamado polifenol, que estimula a área do cérebro responsável pela memória de longo prazo. A substância é capaz de desencadear um processo que permite às memórias serem armazenadas com mais facilidade.

Laranja

A fruta é conhecida pela presença de vitamina C e não é à toa, já que o nutriente é um poderoso antioxidante. A laranja também conta como o betacaroteno, outra substância que protege as células contra a ação dos radicais livres. Ambos atuam no fortalecimento dos ossos e músculos, na absorção de cálcio e magnésio, na regulação da pressão arterial e na elasticidade das artérias, favorecendo a saúde do coração.

Leia também:

Consultoria Antonio Fernandez, médico ortomolecular