Connect with us

O que você está procurando?

O uso de antidepressivo durante a gestação pode trazer consequências graves para o bebê, como o surgimento de autismo e outros problemas.
- FOTO: Shutterstock Images

Antidepressivo na gravidez aumenta risco de autismo

O uso de antidepressivo durante a gestação pode trazer consequências graves para o bebê, como o surgimento de autismo e outros problemas.

Um estudo publicado no Journal of the American Medical Association Pediatrics demonstrou que mulheres que tomam antidepressivos ao longo da gravidez apresentam 87% a mais de chances de ter bebês com autismo.

 

Antidepressivo pode favorecer o surgimento de autismo

FOTO: Shutterstock Images

 

Com base na pesquisa, foi revelado que tomar antidepressivo, principalmente os que atuam sobre o hormônio serotonina, durante o segundo ou o terceiro trimestre da gravidez, quase duplica o risco de autismo na criança. As causas dessa doença ainda estão sendo pesquisadas, mas acredita-se que a genética e o ambiente podem ser fatores de risco.

 

Como o autismo se manifesta?

O autismo pode aparecer de forma leve, moderada ou grave. No entanto, os indivíduos afetados têm algumas semelhanças: costumam ter dificuldade para interagir socialmente, possuem padrões repetitivos de comportamento e de fala e, geralmente, se interessam por um único assunto.

Contudo, é importante saber que tais características podem mudar com o tempo, desde que existam profissionais habilitados para estimular as áreas afetadas pelo transtorno, utilizando as técnicas corretas.

 

SAIBA MAIS:

Gravidez tardia é arriscada ou traz benefícios?

Conheça as causas, o diagnóstico e o tratamento do autismo

Confira um guia para conhecer mais sobre o autismo

 

Antidepressivo pode gerar mesmo o autismo?

De acordo com o biólogo molecular Alysson Muotri, nem tudo o que a gestante ingere chega ao cérebro do feto, mas existem diversas substâncias que, quando consumidas durante a gestação, podem colaborar para o surgimento do espectro autista.

“O consumo de álcool é um grande fator de risco. Certas infecções, por vírus e bactérias, podem contribuir. Remédios e antibióticos, consumidos de forma errada, também podem afetar o feto”, destaca o biólogo. Assim, todo cuidado é pouco durante a gestação.

 

Texto Érica Aguiar/Colaboradora e Larissa Tomazini

Consultoria Alysson Muotri, biólogo molecular

Advertisement

Estilo de vida

Veja a seguir um manual com 10 perguntas e respostas sobre os principais cuidados que se deve ter com os bebês e acabe com as dúvidas

Estilo de vida

As farinhas feitas a partir de alimentos como banana verde, arroz e linhaça são boas alternativas para quem tem intolerância ao glúten.

Estilo de vida

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) não é uma simples falta de foco da criança. Além disso, ele pode se manifestar também em adultos.

Estilo de vida

A depressão pode ser dividida em diversos tipos, que variam de acordo com suas principais características e manifestações. Saiba as diferenças

Estilo de vida

Alguns distúrbios surgiram junto com a tecnologia e facilidade de acesso à informações. Conheça 3 distúrbios que aumentaram nos últimos anos.

Estilo de vida

O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade nem sempre se manifesta da mesma forma. Conheça as diferenças entre os tipos do TDAH

Estilo de vida

Aproveite o exercício físico e os benefícios do pilates para eliminar as tensões rotineiras e manter corpo e mente trabalhando juntos pela sua saúde

Estilo de vida

Para manter-se saudável, a recomendação de especialistas é buscar a harmonia entre corpo e mente e otimismo nas decisões diárias