Antibiótico: tire suas dúvidas sobre esse medicamento

O antibiótico é um tipo de medicamento capaz de combater bactérias que causam doenças mais graves. Porém, só pode ser adquirido com receita médica.

None
Foto Shutterstock Images

por Redação Alto Astral
Publicado em 21/07/2016 às 19:22
Atualizado às 21:02

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

O antibiótico é um tipo de medicamento com ação mais intensa que outros remédios, por isso necessita de receita médica, inclusive, para ser comprado. Eles combatem bactérias e outros seres que podem fazer mal ao organismo.

O antibiótico deve ser ingerido com supervisão

Foto Shutterstock Images

Quando deve ser receitado?

Antibiótico é um termo genérico referente ao grupo de remédios usados para combater bactérias. “Por causa da semelhança com sintomas de infecções bacterianas, infelizmente, outros quadros clínicos, como infecções virais e até mesmo quadros alérgicos respiratórios, acabam sendo tratados com antibióticos”, lamenta o clínico geral intensivista Luís Fernando Correia.

Um mesmo antibiótico serve para combater qualquer bactéria?

Não. Existem diversos tipos desse medicamento e cada um é receitado conforme a patologia diagnosticada. “Os efeitos são diversos e a escolha do antibiótico deve ser feita após a identificação do tipo de bactéria envolvida na infecção que se quer tratar”, explica Luís Fernando.

SAIBA MAIS:

Remédios que podem ser comprados sem prescrição

Excesso de remédio pode ser prejudicial para as crianças

Antiácidos podem aumentar as chances de doenças cardíacas

Tomar antibiótico anula o efeito da pílula anticoncepcional?

“Existem registros de interferência entre antibióticos do tipo rifampicina e os contraceptivos orais, que podem ter sua eficácia comprometida”, explica o clínico. Reações adversas provocadas pelo antibiótico, como diarreia e vômitos, também podem atrapalhar a absorção das pílulas e seu funcionamento. Portanto, nessas situações, deve-se combinar o anticoncepcional com outro método contraceptivo de barreira, como a camisinha.

Se tomado por muito tempo, faz mal?

Como qualquer outro medicamento, o antibiótico pode causar efeitos colaterais, e seus benefícios devem ser maiores do que as eventuais reações. “Se tomado sem orientação médica e em excesso, pode desequilibrar a flora bacteriana intestinal, levando à problemas no funcionamento do tubo digestivo, por exemplo”, adverte o especialista.

Texto  Mila Pereira/Colaboradora

Consultoria Luís Fernando Correia, clínico geral intensivista

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.