Connect with us

O que você está procurando?

Assim como todo o corpo, a ansiedade também pode afetar a pele e causar algumas doenças cutâneas, como erupções e coceira constante.
- FOTO: iStock.com/Getty Images

Muita ansiedade pode desencadear problemas pelo corpo

Assim como todo o corpo, a ansiedade também pode afetar a pele e causar algumas doenças cutâneas, como erupções e coceira constante.

A cada dia, novas pesquisas comprovam que o transtorno de ansiedade generalizada tem ligação com outros distúrbios mentais. No entanto, o sinal de alerta despertado pelo distúrbio também faz com que o mecanismo do corpo se altere, resultando em alterações físicas.

Cérebro em alerta

Quando um quadro de ansiedade se instala, doenças psicossomáticas, isto é, ligadas ao mesmo tempo ao corpo e à mente, se manifestam das mais diversas formas. Elas surgem quando a região do hipotálamo no cérebro tem seu funcionamento alterado devido a emoções fortes, como a ansiedade.

Isso implica diretamente no trabalho da hipófise, uma glândula ligada ao hipotálamo e responsável por produzir hormônios que controlam várias funções do organismo. “O nível de estresse e ansiedade reflete e se expressa em nossa aparência física devido a toda a mudança do sistema hormonal, que passa a ser abalado com o transtorno de ansiedade”, afirma a psicóloga Maura de Albanesi.

Sentindo a ansiedade no corpo

ansiedade sintomas

FOTO: iStock.com/Getty Images

Pequenos ferimentos, coceira generalizada, falhas no couro cabeludo, entre outros sinais, podem indicar uma automanipulação de um indivíduo com transtorno de ansiedade. “Estima-se que 40% dos pacientes que procuram um dermatologista têm algum problema emocional. Além da relação com doenças psíquicas mais graves, os problemas emocionais também estão associados às dermatoses mais comuns, como vitiligo e psoríase”, afirma a dermatologista Deusita Fernandes Gandia Soares.

Gastrite e úlceras

Não é difícil encontrar alguém que basta ficar um pouco nervoso ou ansioso para começar a sentir fortes dores no estômago. Este é um caso de gastrite nervosa que, se não tratada, pode evoluir para uma úlcera. Azia, enjoo e sensação de peso na barriga são sinais da elevação da quantidade de ácido clorídrico produzido pelo estômago, que passa a corroer a parede do órgão. Isso se dá devido ao alto nível de estresse que o cérebro identifica como perigo.

 

Veja mais:

Como a ansiedade se reflete no corpo humano

5 dicas para controlar a sua ansiedade

Novas técnicas para tratar ansiedade e depressão

 

Consultorias: Deusita Fernandes Gandia Soares, dermatologista e professora de medicina da Unoeste, em Presidente Prudente (SP); Maura de Albanesi, psicóloga especializada em psicoterapia corporal, terapia de vivências passadas (TVP), terapia artística, psicoterapia transpessoal e formação biográfica antroposófica.

Texto e entrevistas: Natália Negretti – Edição: Augusto Biason/Colaborador

Advertisement

Entretenimento

Autora de sucesso na auto publicação, Vanessa Bosso lança livro na Bienal de 2016 com dicas de como se livrar dos carmas que nos perseguem

Estilo de vida

As saladas podem ser feitas com vários ingredientes, inclusive com minilegume. Cenoura, berinjela, rúcula e outras opções são encontradas na versão pequena.

Estilo de vida

Combinar o abacaxi com gengibre é uma forma de garantir mais sabor e saúde à rotina, pois essa dupla previne doenças e ajuda na perda de peso.

Estilo de vida

A gordura tem papel fundamental no organismo, mas deve ser consumida com moderação e do tipo saudável. Em excesso, afeta o aprendizado de crianças.

Estilo de vida

O que determina as cores dos alimentos são os pigmentos, substâncias que desempenham papéis importantes na prevenção e na proteção do organismo.

Estilo de vida

Proteínas são macromoléculas constituídas por cadeias de aminoácidos. Elas estão presentes em todos os seres vivos e participam de processos celulares.

Estilo de vida

As vacinas são essenciais na hora de controlar algumas doenças, como gripe e varíola. Mas você sabe como elas surgiram e como funcionam?

Entretenimento

Cansado de fazer origami com o seu papel de trouxa? Às vezes precisamos de um tapa para acordar e perceber que depende de nós darmos fim a isso!