Connect with us

O que você está procurando?

O projeto Pet Terapia reúne cães domesticados com o objetivo de promover a interação de cachorros com pacientes que realizam tratamentos de câncer
- Foto Shutterstock

Animais de estimação auxiliam crianças com câncer

O projeto Pet Terapia reúne cães domesticados com o objetivo de promover a interação de cachorros com pacientes que realizam tratamentos de câncer

Com impacto psicológico, físico e social positivo em crianças com câncer, o projeto denominado Pet Terapia reúne cães domesticados com vacinação e higiene adequada, médicos e equipe multidisciplinar com o objetivo de promover a interação de cachorros com pacientes que realizam tratamentos de câncer em hospitais e ambulatórios médicos.

 

menina lenco cabeca cancer

Foto Shutterstock

 

De acordo com o oncologista pediátrico e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE), Jairo Cartum, a ideia é desviar a atenção da criança do tratamento e proporcionar momentos de alegria, mesmo dentro do hospital ou ambulatório. A terapia diferenciada reflete positivamente no resultado final do tratamento. “A criança fica mais relaxada e se sente mais próxima da realidade do mundo infantil. Isso faz com que ela esqueça que está em um ambiente hospitalar. Ela passa a se concentrar apenas no momento de diversão com o cachorro, contribuindo com a terapêutica instituída pela equipe médica e de enfermagem”.

O especialista explica que a Pet Terapia tem sido eficaz. “Elas perguntam o dia exato em que o animal estará no hospital ou ambulatório para irem na mesma data, consequentemente há maior adesão e sucesso no tratamento”. A humanização é complementar à terapia psicológica. Palhaços, passeios externos, contadores de histórias, o próprio pet e comemoração de datas festivas ajudam na resposta ao tratamento. Essas formas lúdicas geram uma reação em cadeia positiva, pois se o paciente está descontraído, consequentemente a família e a equipe técnica de cuidadores também ficam contentes”.

 

Consultoria Jairo Cartum, oncologista pediátrico e membro da Sociedade Brasileira de Oncologia Pediátrica (SOBOPE)

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

O diabetes é uma doença que traz muitos prejuízos ao seu portador. Porém, ela ainda pode contribuir para o surgimento de outros problemas. Veja mais!

Estilo de vida

Saiba como a ingestão da quantidade correta de água por dia pode ajudar o seu corpo a se livrar das toxinas e, ainda por cima, perder peso!

Estilo de vida

Você se esforça mas os exercícios físicos não estão dando tanto resultado quanto você esperava? Talvez seja a hora de rever a sua alimentação!

Mundo místico

Aprenda a manter a paz e harmonia em seu relacionamento. Veja como agir com seu par e como devem se relacionar para ter um amor saudável e santo!

Estilo de vida

Nada melhor do que tomar um chá para relaxar não é mesmo? Ainda mais sabendo que eles podem te ajudar (e muito!) na luta contra a balança!

Estilo de vida

A trombose pode ser evitada a partir de hábitos saudáveis simples e acompanhamento médico. Esclareça 4 dúvidas sobre essa doença!

Estilo de vida

Todas as doenças hereditárias são genéticas, mas nem todas as doenças genéticas são hereditárias. Afinal, como diferenciar um tipo do outro? Descubra!

Estilo de vida

A perda de peso e a prevenção do envelhecimento precoce estão entre os principais benefícios do limão e do suco detox. Saiba mais sobre o assunto!