Anemia: aprenda a fazer remédios caseiros para auxiliar no tratamento

Sejam por causas físicas ou uma alimentação incompleta, ela pode aparecer. Entenda como surge a anemia e descubra como tratá-la preparando receitas em casa.

None
A anemia pode derivar de hemorragias ou pequenas perdas constantes, mas pode também ser hereditária. | Foto: Shutterstock

por Redação Alto Astral
Publicado em 07/06/2017 às 13:24
Atualizado às 13:24

COMPARTILHEShare to WhatsappShare to FacebookShare to LinkedinShare to TwitterShare to Pinteres

Quando a quantidade de glóbulos vermelhos no sangue encontra-se abaixo dos níveis normais, há o surgimento da anemia. Ela é resultado da insuficiência de ferro no organismo. Entre outras causas do problema estão grandes perdas sanguíneas, como menstruações anormais e hemorragias durante alguma cirurgia. Ela pode ser também resultado de lesões hemorrágicas no sistema digestivo, como úlceras gástricas e insuficiência renal crônica.

Entre seu sintomas estão o cansaço repentino, fraqueza geral, palidez da face, dores de cabeça frequentes, tonturas, zumbido nos ouvidos, palpitações, perda do apetite. Os anêmicos devem investir em uma alimentação rica em ferro e vitaminas que estão deficitárias no organismo. A anemia na gravidez é muito usual e deriva da alimentação insuficiente em ferro, por exemplo. Mas todos esses nutrientes podem ser adquiridos através da alimentação. Veja:

  • VITAMINA A: ela ajuda na criação dos tecidos do corpo humano e pode ser encontrada em frutas e legumes como a cenoura, no espinafre, brócolis, abóbora, damasco e melão.
  • VITAMINA B12: ela reforça as defesas do sangue e a reveste todos os nervos. Pode encontrada em carne, peixe e ovos.
  • VITAMINA C: entre muitos dos seus benefícios, o principal é seu combate à fadiga, sonolência e perda de apetite. Podemos achá-la em alimentos como pimentão-doce e salsa, couve-flor, batatas, brócolis, couve-de-bruxelas.
  • FERRO: principal necessidade de quem sofre com o problema, esse nutriente pode ser encontrado em bananas, uva, maçã, pera, ameixa, kiwis, laranja.
Foto com jarra e xícara de chá com folhas secas

Para tratar a anemia, você pode contar com ervas como artemísia, carqueja, urtiga, dente-de-leão e açafrão. Todas preparadas em forma de chá. Mas ATENÇÃO: consulte seu médico e não faça nenhuma receita sem o aval dele. As ervas podem ser contraindicadas em alguns casos. | Foto: Shutterstock

Ditas as qualidades e benefícios de cada alimento, aproveite para incluí-los em seu cardápio diário! Mas atenção: antes de preparar qualquer receita, consulte seu médico para que ele realize análises aos níveis de glóbulos vermelhos no sangue. Com a ajuda dele e outras soluções caseiras você pode combater esse problema. Separamos 5 dicas para você:

  1. BATIDA MULTI-VITAMINAS: no liquidificador, bata 3 cenouras, 2 beterrabas, 3 folhas de couve-galega com 1 litro de água até homogenenizar. Desligue e beba um copo 3 vezes ao dia.
  2. CENOURA COM LEITE: bata 1 cenoura, 1 beterraba crua com 1 copo (americano) de leite no liquidificador até ficar uniforme.  Desligue, se desejar, junte uma colher de açúcar e beba 1 copo logo pela manhã, durante 15 dias.
  3. CHÁ DE URTIGA: leve 1 litro de água em uma panela e quando estiver a ferver, retire e junte 50g de folhas frescas de urtiga. Deixe repousar por 5 minutos.Beba 3 xícaras (chá) ao dia.
  4. COMPRESSA DE ARGILA: com delicadeza, aplique uma compressa completamente ensopada em argila na região lombo-ventral, durante aproximadamente 2 horas. Repita sempre que desejar.
  5. BANHO ESPECIAL: misture 1 litro de chá de cavalinha com cidreira à sua água do banho e relaxe. Aproveite e fique aproximadamente 10 minutos.

LEIA TAMBÉM

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Ao assinar nossa newsletter, você concorda com os termos de uso do site.