Connect with us

O que você está procurando?

A anemia, doença que reduz a quantidade de glóbulos vermelhos no organismo, responsáveis pelo oxigênio dos órgãos, não é normal em nenhuma idade
- Foto: Shutterstock

Anemia não é normal em nenhuma faixa etária

A anemia, doença que reduz a quantidade de glóbulos vermelhos no organismo, responsáveis pelo oxigênio dos órgãos, não é normal em nenhuma idade

A anemia, doença que reduz a quantidade de glóbulos vermelhos no organismo, responsáveis pelo oxigênio dos órgãos, tem várias causas, mas a mais frequente é a deficiência de ferro. E ela não é normal em nenhuma faixa etária. Pode acometer qualquer pessoa, mas sobretudo grupos vulneráveis, como crianças menores de três anos de idade, mulheres e gestantes. A Associação Brasileira e Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH), por meio do Comitê de Glóbulos Vermelhos e do Ferro, explica que o ferro está presente no interior dos glóbulos vermelhos e é parte integrante de uma proteína chamada hemoglobina. 

 

mulher gravida sentada comprimidos tratamento anemia

Foto: Shutterstock

 

A deficiência de ferro (conhecida como DFe) continua sendo, há décadas, a alteração hematológica mais frequente, acometendo 20% a 30% da população mundial (cerca de 2 bilhões de pessoas), sobretudo crianças, mulheres em idade fértil e gestantes.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), das dez principais causas de agravo à saúde da população geral, a DFe corresponde a 6ª causa nos países em desenvolvimento e a 10ª causa nos países desenvolvidos. Quando falta ferro no sangue, falta oxigênio e isso traz consequências negativas para a nossa saúde. A pessoa com deficiência de ferro pode sentir cansaço fácil e constante, sem motivo aparente, além de dor de cabeça, tontura, irritabilidade, falta de atenção. As crianças podem ter dificuldade de aprendizagem, infecções com mais frequência, atraso de crescimento. Já os adultos, toleram menos os exercícios, têm menor rendimento no trabalho, podem ter palpitação, falta de ar, desânimo, às vezes simulando até um quadro de depressão, além de queda de cabelos, unhas mais fracas e quebradiças”, ressalta o hematologista e membro do Comitê de Glóbulos Vermelhos e do Ferro da ABHH, Rodolfo Cançado.

 

criancas comendo alimentos anemia

Foto: Serban George/Colaborador

 

Tratamento e cuidados

O tratamento com medicamentos contendo ferro (sais ferrosos ou férricos) demora pelo menos 90 dias, podendo se estender até seis meses. Isso é o que explica as pessoas que melhoram dos sintomas, param de tomar o remédio após 20 ou 30 dias, e a anemia volta logo depois. Para corrigir a anemia são necessárias 4 a 6 semanas e para corrigir os estoques mais dois ou três meses.

Dicas simples podem mudar a rotina e sintomas de uma pessoa que necessita de absorção de ferro como: dar preferência para as carnes em geral (sobretudo carne vermelha –fígado, morcela); cozinhar em panela de ferro e tomar um copo de suco de frutas cítricas (laranja, limão, acerola) antes ou durante a alimentação. O uso de vitamina C, laranja, limão, acerola, aumentam a absorção de ferro desde que ingeridos antes ou durante a alimentação. O leite de vaca não é fonte de ferro e até prejudica a absorção, a não ser que seja fortificado industrialmente, mas o leite materno, sim é fonte.

 

Consultoria Rodolfo Cançado, hematologista e membro do Comitê de Glóbulos Vermelhos e do Ferro da ABHH

 

LEIA TAMBÉM:

Advertisement

Estilo de vida

Nutella dá câncer? O creme de avelãs mais famoso do mundo tem um ingrediente que pode causar câncer e está dando o que falar. Entenda tudo a respeito!

Estilo de vida

Falta menos de 1 mês para a folia e ainda dá tempo de perder os quilinhos extra. Veja como passar o Carnaval em forma com exercícios criados por Cris Senna!

Estilo de vida

Confira 5 receitas saborosas e saudáveis com café! O shake de café, além de espantar o calor, ajuda a matar a fome com poucas calorias!

Estilo de vida

Confira os principais alimentos que podem elevar os níveis do colesterol prejudicial! Evite-os para ter uma alimentação mais saudável!

Estilo de vida

Você sabia que os alimentos orgânicos não são apenas aquelas produzidas sem agrotóxicos? Veja quais são as principais diferenças!

Moda & Beleza

Confira quatro dicas para a maquiagem no verão durar mais e não escorrer nos primeiros minutos fora de casa. Limpeza e aplicação estão entre elas.

Moda & Beleza

Esqueça tudo o que foi usado em 2016 no quesito produção de uma maquiagem. A tendência para 2017 é a make natural! Saiba como vai ser!

Moda & Beleza

Se você não tem muita habilidade com o traço, precisa conhecer a caneta-carimbo que faz o delineado gatinho para você! Veja como usar esse item de make